Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica)

Nome científico: Sansevieria cylindrica
Nome popular: Lança de São Jorge
Família: Liliaceae.
Origem: África.
Porte: 50 a 90 cm de altura.
Flores: Sem importância ornamental.
Características: Herbácea perene, rizomatosa e entouceirada, de pleno-sol.

Pode ser cultivada em vasos ou em canteiros, mas neste último tem o poder de alastrar-se criando soqueiras.

Precisa de solo bem drenado e ligeiramente arenoso; suporta bem a seca e fica muito bem em um arranjo com aspecto de jardim rochoso ou desértico, juntamente com suculentas e cactáceas, típicas desse ambiente árido. Prefere o clima quente.
Propagação: Por divisão de touceira.


Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

6 comentários:

neuiza disse...

Olá,
ganhei essea planta de minha mãe,
gostaria de saber se ela é venenosa, pois tenho animais em casa. Fico grata pela atenção. ,

mari_flores_plantas disse...

Conheço esta planta á muitos anos, e semppre a conheci como uma das sete ervas de proteção contra inveja.Na CASA DA VÓVO sempre tinha plantada na entrada da casa no lado direito para cortar a inveja dos que viessem a visitar. E sempre seguimos essa tradição. Filhos, netos e bisneto seguem essa tradição. Fiquei muito feliz ao ver que alguns produtores de plantas estão colocando nas floricultura ,ela trançada em vasos. Lindo......

Salvejorge disse...

Oi,

O que fazer quando as pontas começam a secar???? Obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá,
O problema das pontas das folhas estarem queimadas pode ser causado tanto por queimadura por excesso de sol ou por falta de nutrientes, posicione sua planta em lugar onde receba uma boa luminosidade indireta, mas sem sol forte direto. Além disto, adicione um pouco de adubo orgânico sobre o solo e irrigue para que a água leve seu nitrogênio até as raízes.
Obviamente sem excesso, muita água pode levar a proliferação de fungos, como a ferrugem, que também criarão manchar marrons nas folhas.

Patricia disse...

Olá. Ganhei duas lancas gigantes ontem, de mais de 1,50m. Lindas!
Nao sei como plantar e nem quanto tempo elas aguentam fora da terra ate q eu compre um vaso.... Só vou poder comprar amanha.
Alguma dica de tipo de terra, etc?
Ponho na agua agora?
Obrigada.

Sonia Oliveira disse...

Patrícia, boa tarde !!

Não se preocupe em deixar as suas mudas de Lança-de-são-jorge fora da terra por alguns dias, procure deixá-las dentro de uma vasilha com água até você preparar o vaso.
Quanto ao substrato, não é preciso adotar um solo especial para o cultivo, mas a planta certamente crescerá mais saudável se contar com os nutrientes do adubo animal de curral bem curtido misturado ao composto orgânico.
A planta suporta bem o ambiente com sol pleno, mas o çugar ideal para seu cultivo é meia-sombra.
É importante evitar regas demasiadas no no seu cultivo, pois isso pode desencadear o apodrecimento das raízes. Antes de fazer uma nova rega, a pessoa deve se certificar de que a terra está seca.
A adubação deve acontecer apenas uma vez ao ano, pode usar o NPK 10-10-10.
Assim que perceber que as raízes preencherem todo o vaso é necessário trocar a planta de recipiente.
A Lança-de-são-jorge é uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso elas são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.
A espécie de planta é ideal para as pessoas que possuem uma rotina corrida e não dispõem de tempo para cuidados básicos, como as regas frequentes.

Beijos e boa sorte !!