Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica)

Nome científico: Sansevieria cylindrica
Nome popular: Lança de São Jorge
Família: Liliaceae.
Origem: África.
Porte: 50 a 90 cm de altura.
Flores: Sem importância ornamental.
Características: Herbácea perene, rizomatosa e entouceirada, de pleno-sol.

Pode ser cultivada em vasos ou em canteiros, mas neste último tem o poder de alastrar-se criando soqueiras.

Precisa de solo bem drenado e ligeiramente arenoso; suporta bem a seca e fica muito bem em um arranjo com aspecto de jardim rochoso ou desértico, juntamente com suculentas e cactáceas, típicas desse ambiente árido. Prefere o clima quente.
Propagação: Por divisão de touceira.


Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

14 comentários:

Neuiza disse...

Olá,
ganhei essea planta de minha mãe,
gostaria de saber se ela é venenosa, pois tenho animais em casa. Fico grata pela atenção. ,

mari_flores_plantas disse...

Conheço esta planta á muitos anos, e semppre a conheci como uma das sete ervas de proteção contra inveja.Na CASA DA VÓVO sempre tinha plantada na entrada da casa no lado direito para cortar a inveja dos que viessem a visitar. E sempre seguimos essa tradição. Filhos, netos e bisneto seguem essa tradição. Fiquei muito feliz ao ver que alguns produtores de plantas estão colocando nas floricultura ,ela trançada em vasos. Lindo......

Salvejorge disse...

Oi,

O que fazer quando as pontas começam a secar???? Obrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá,
O problema das pontas das folhas estarem queimadas pode ser causado tanto por queimadura por excesso de sol ou por falta de nutrientes, posicione sua planta em lugar onde receba uma boa luminosidade indireta, mas sem sol forte direto. Além disto, adicione um pouco de adubo orgânico sobre o solo e irrigue para que a água leve seu nitrogênio até as raízes.
Obviamente sem excesso, muita água pode levar a proliferação de fungos, como a ferrugem, que também criarão manchar marrons nas folhas.

Patricia disse...

Olá. Ganhei duas lancas gigantes ontem, de mais de 1,50m. Lindas!
Nao sei como plantar e nem quanto tempo elas aguentam fora da terra ate q eu compre um vaso.... Só vou poder comprar amanha.
Alguma dica de tipo de terra, etc?
Ponho na agua agora?
Obrigada.

Sonia Oliveira disse...

Patrícia, boa tarde !!

Não se preocupe em deixar as suas mudas de Lança-de-são-jorge fora da terra por alguns dias, procure deixá-las dentro de uma vasilha com água até você preparar o vaso.
Quanto ao substrato, não é preciso adotar um solo especial para o cultivo, mas a planta certamente crescerá mais saudável se contar com os nutrientes do adubo animal de curral bem curtido misturado ao composto orgânico.
A planta suporta bem o ambiente com sol pleno, mas o çugar ideal para seu cultivo é meia-sombra.
É importante evitar regas demasiadas no no seu cultivo, pois isso pode desencadear o apodrecimento das raízes. Antes de fazer uma nova rega, a pessoa deve se certificar de que a terra está seca.
A adubação deve acontecer apenas uma vez ao ano, pode usar o NPK 10-10-10.
Assim que perceber que as raízes preencherem todo o vaso é necessário trocar a planta de recipiente.
A Lança-de-são-jorge é uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso elas são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.
A espécie de planta é ideal para as pessoas que possuem uma rotina corrida e não dispõem de tempo para cuidados básicos, como as regas frequentes.

Beijos e boa sorte !!

Unknown disse...

Pode ficar em uma sala sem sol, tipo escritório?

Sonia Oliveira disse...

Olá Islaine, boa tarde

A lança-de-são-jorge pode perfeitamente ser cultivada em interiores, desde que haja bastante claridade.

Vale lembrar que assim que as raízes preencherem todo o espaço do vaso, é necessário trocar a planta de recipiente.

Abraços e boa sorte !!

Unknown disse...

Sou viverista aqui nas mudas coelho Herculândia SP não estou conseguindo formar lança será que está muito sol ? Obrigado

Sonia Oliveira disse...

Olá Edgard, boa noite!
As mudas da lança-de-são-jorge deve ser plantadas ou ficar à meia-sombra, que é a forma ideal, porém a espada-de-são-jorge suporta bem o contato direto com a luz solar.

A época ideal para o fazer essas mudas é entre maio e julho, que são meses mais frios.

Abraços,

Unknown disse...

Ola, tenho algumas lanças de São Jorge plantadas. Elas estão criando novas mudas, posso cortar as raízes dos brotos para muda-los para um vaso?

Sonia Oliveira disse...

Sim Amanda, pode cortar essas novas mudas. Não se esqueça de colocar um pouco de canela em po, no local dos cortes da planta-mãe, para evitar que entre fungos ou bacterias atraves dos cortes.
Abraços.

Unknown disse...

Oi, boa noite. Consegui um pedaço da raiz da lança será q se eu plantar da certo

Sonia Oliveira disse...


Olá Adileusa, dá certo sim, Adileusa.
Para plantá-la é importante forrar o fundo do vaso com argila expandida e recobri-la com manta bidim, pois essa combinação ajuda muito na drenagem das regas. Feito isso, preencha 1/3 do recipiente com areia peneirada,pois ela evitará que o composto orgânico encharque a raiz e apodreça.
Coloque então sobre a areia, um pouco de húmus de minhoca e compacte um pouco com as mãos. Adicione terra e posicione a muda, preenchendo as laterais com mais terra, de forma que a muda fique bem firme no centro do vaso. Não necessita de solo especial.
Preencha as laterais do vaso com casca de pinus, que mantém a umidade e servem como matéria orgânica. Ajeite com a mão para que fiquem distribuídas por igual.
Adubações de reposição de nutrientes poderão ser feita uma vez ao ano, colocando uma colher de sopa do granulado adubo NPK 10-10-10 em cerca de 2 litros d’água, dissolvendo bem e regando a planta que deverá estar com o substrato úmido.
Quanto às regas, devem ser bem espaçadas, e sem excesso de água, pois isto pode levar ao apodrecimento das raízes. Antes de uma nova rega, é necessário se certificar de que a terra está seca.
O cultivo deve ser realizado a meia-sombra, que é a forma ideal, porém a espada-de-são-jorge suporta bem o contato direto com a luz solar. A época ideal para o plantio é entre maio e julho, então mãos a obra !!