Substrato: Palha de arroz

Algumas revistas brasileiras têm trazido a novidade do uso de casca de arroz semi carbonizada, no plantio de orquídeas epífitas e mesmo terrestres usando-a como substrato único ou misturado com outros tipos de substratos como coco desfibrado. Informa-se que a palha de arroz é rica em sílica e na forma semi carbonizada tem maior durabilidade, resistente a fungos e por não compactar-se facilmente, permite boa aeração para as raízes de nossas orquídeas.

Quando o arroz é colhido e retirado o grão, a casca é jogada fora ou levada pelo vento causando sérios danos à natureza e ao meio ambiente. No entanto, este comportamento tem mudado, uma vez que estudos comprovam as propriedades da casca de arroz carbonizada no plantio de sementes, enraizamento de estacas e plantio de mudas. Altamente rica em silício após a combustão protege as plantas contra doenças de origem fúngicas, além de apresentar outras características físicas e químicas: capacidade de retenção de água, sais solúveis, nitrogênio e potássio. Foi constatado que com a casca do arroz, o índice de doenças é 30% menor do que o registrado com a fibra do xaxim. Ao serem carbonizadas seu volume reduz em quase 50% e podem ser usadas com outros substratos, como a fibra de coco, casca de pinus, vermiculita, turfa, sfagnum, etc. Em plantas ornamentais a casca de arroz carbonizada pode ser adicionada à terra vegetal, húmus de minhoca ou outros. Outras vantagens são: apresentam boa drenagem e ausência de plantas daninhas, nematóides e patógenos.


Fonte(s) : Guia Plantebem


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: