Algumas Dicas

Aproveite as cascas de banana para “suplementar” as suas plantas, estas são ricas em potássio e fósforo, são um ótimo ativador de composto e adubo para as plantas, corte-as e deite os pedaços junto ao caule.
No entanto não deixe de usar o adubo mineral por completo, porque as plantas revelam carências de outros nutrientes não presentes.
Podem usar café, restos de hortaliças, leite, chá para o mesmo fim, no entanto nada de excessos.
Prefira os adubos orgânicos aos químicos, são absorvidos mais lentamente, evitando desta forma o super adubamento das plantas. Os adubos inorgânicos são mais concentrados e mais rápidos na sua ação, no entanto devem ser utilizados em terrenos mais pobres ou quando as plantas têm carências nutricionais.

Alguns erros de jardinagem

Para ter um jardim bonito e não necessariamente caro devemos evitar alguns erros que acontece essencialmente devido á ausência de planejamento ou ás características das plantas não serem as mais adequadas ao local em concreto ou vice-versa.
É importante a adequação das plantas ao ph do terreno, ao clima, estação do ano, umidade, exposição, temperaturas e necessidades de água, é essencial um bom planejamento e conhecimento dos materiais e processos de construção.
Alguns excessos mais frequentes na manutenção do jardim são:
- rega excessiva;
- fertilização em demasia;
- cortes muito frequentes.


Tendo em conta o nosso clima , imitar as imagens de jardins que frequentemente se vêm em revistas pode não resultar porque tem de se ter em conta as características do clima desses países, resultando muitas vezes em fracasso ou em maiores custos de manutenção.
Recorra a empresas especializados ou a jardineiros com experiência profissional em implementar os mais diversificados projetos desde a construção á manutenção de jardins.

Curiosidades

* Não plantem em vasos ou canteiros com profundidade reduzida, as raízes precisam de se expandir;
* Verifique se os pontos de drenagem para o escoamento do excesso de água são suficientes;
* Não plante plantas de médio ou grande porte em vasos pequenos;
* Experimente uma vez por semana colocar um pouco de leite na terra onde estão plantadas as orquídeas, ficam mais bonitas.



Fonte(s) : Revista Dicas para seu jardim


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Aproveite e deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: