Erva-de-passarinho (Struthantus flexicaulis)

Erva de passarinho

Classificação e origem da Erva-de-Passarinho.

A erva-de-passarinho é uma planta superior, parasita, que ataca geralmente as plantas lenhosas e as árvores, sugando sua seiva e podendo causar até sua morte se não for retirada. A parasita recebeu esse nome porque se espalha com a ajuda de passarinhos: eles ingerem as sementes que são eliminadas mais tarde, junto com as fezes.

O parasitismo acontece em organismos que se instalam no corpo de outros seres para deles extrair alimento. Esses organismos são chamados parasitos, e os seres que lhes servem de alimento e moradias são conhecidas como hospedeiros.

Apesar de não causar a morte, pelo menos imediata, de seu hospedeiro, enfraquece e prejudica suas funções orgânicas, sendo responsável por várias de suas doenças.

Encontramos representantes de parasitas nos mais variados dos grupos de organismos, como vírus, bactérias, protozoários, fungos, vermes, insetos e até mesmo alguns vegetais.

A erva-de-passarinho, por ser uma planta clorofilada é capaz de realizar fotossíntese, mas para isso absorve de outros vegetais a seiva bruta (água e sais minerais retirados do solo). Dizemos, por isso, que essa planta é uma hemiparasita (hemi = pela metade).

Características da erva-de-passarinho

Família: Loranthaceae Juss

Nome vulgar: Erva-de-passarinho

Nome Científico: Struthantus flexicaulis

Maleficidade da erva-de-passarinho

De difícil combate, a erva emite raízes especiais denominadas haustórios, que penetram no caule e nos ramos da planta hospedeira, sugando-lhe a seiva e causando sua degeneração. Os biólogos não sabem dizer exatamente quanto tempo uma árvore contaminada pela erva-de-passarinho demora a morrer. O tempo de vida da árvore, após a contaminação, depende de sua espécie, da qualidade do solo e de seu nível de estresse, que esta ligada ao local onde esteja fixada e ao nível de poluição do ar no lugar onde viver.

Benefícios da erva-de-passarinho

A erva-de-passarinho, Struthantus flexicaulis, o seu suco das folhas frescas, é recomendado para: Bronquites, pneumonia, pleurisias, hemoptises, dores no peito, pontadas e outras afecções respiratórias. O chá das folhas, por decocção (cozimento): Doenças do útero e hemorragias.

Erradicação da erva-de-passarinho

O combate é feito única e exclusivamente através da poda, que deve ser feita preferencialmente durante o inverno, pois as folhas das árvores secam e a praga fica mais visível. A erva de folha graúda, é mais visível e fácil de ser combatida, dificilmente volta a se manifestar sozinha na árvore após esta ser podada. Já a erva de folha miúda volta a se desenvolver caso seja deixada uma única folhinha. Muitas vezes, seu hospedeiro precisa, além da poda, enfrentar uma raspagem.



Fonte(s) : Enciclopédia Plantas hospedeiras


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

6 comentários:

Rafael Ferreira disse...

Gostei da postagem. Parabéns.

Sonia Oliveira disse...

Obrigada Rafael.
Abraços.

Luzia Maria disse...

Assistir o programa de Ana Maria BRaga e a repórter Nadia falou sobre os benefícios da erva de passarinho e resolvi pesquisar. Gostei das informações. PARABÉNS!
Luzia Maria

Anônimo disse...

Fiquei aliviada por saber que essa planta tem várias propriedades curativas me auxiliou muito.Ao contrário do que foi dito no programa da Ana Maria Braga, a erva-de-passarinho não é difícil de ser encontrada,aqui no interior de Minas Gerais ela é encontrada com facilidade.

Anônimo disse...

Fiquei aliviada por saber que essa planta tem várias propriedades curativas me auxiliou muito.Ao contrário do que foi dito no programa da Ana Maria Braga, a erva-de-passarinho não é difícil de ser encontrada,aqui no interior de Minas Gerais ela é encontrada com facilidade.

Anônimo disse...

interessei pela erva de passarinho. será que alguém poderia arranjar para mim uma muda, semente para que eu possa plantar. Nem sei se tem semente, mas se tiver eu aceito. Preciso planatr para remédio
lacerdabol@bol.com.br
lacerda |BH-MG