Ciclos, Caules e Crescimentos

Ciclos, Caules e Crescimentos, Utilização, o que é Variegação e como identificar as plantas.

São anuais as plantas que possuem o ciclo vegetativo dentro de uma ou duas estações do ano. Sua reprodução somente é feita por sementes.

As plantas bienais possuem um ciclo que dura quatro estações.

São perenes as plantas de ciclo indeterminado.

Caule é a haste da planta, entre as raízes e as folhas, variando a diversidade de forma e tamanho, pode ser aéreo ou subterrâneo.
Quando o caule é subterrâneo chamamos de bulbo ou tubérculo, é rizoma quando é dotado de nós com gemas de brotação.

O crescimento na maioria das plantas é ereto. Nas plantas reptantes cresce paralelamente a superfície da terra, esse crescimento dar-se nas plantas pendentes ou forração.

Nas trepadeiras, o caule e ramagem são longos, ascendentes.

Nas plantas escandentes o caule e a ramagem se apoiados em suporte, comportam-se como trepadeira. Diversas plantas ascendem por meio de raízes aéreas, raízes adventícias, por meio de espinhos e até mesmo de folhas.

Quanto a utilização

Bordaduras - são fileiras de plantas geralmente baixas que marcam os limites de um canteiro, desenhos ou arabescos decorativos. Podem ser mantidas com seu porte natural ou por meio de podas cuidadosas. As plantas herbáceas ou arbustivas são mais indicadas.

Cercas vivas ou Sebes - são formadas por plantas mantidas na altura conveniente.

Renques - são cercas vivas mantidas sem a poda.

As forrações substituem parte do gramado, pois não suportam pisoteio, utilizam-se plantas baixas ou reptantes.

As trepadeiras são utilizadas para revestir grades, cercas, muros, paredes, caramanchões, portais.

Variegação

Plantas variegadas são as que possuem folhas com listras, faixas ou manchas amarelas, amareladas, vermelhas, roxas ou roxo-avermelhadas. Essas plantas devem ficar a meia-sombra.

Essas plantas são menos vigorosas que as normais. As vezes cultivadas em solos muito ricos ou adubados podem perder parcial ou totalmente a variegação.

A variegação abrange toda a espessura da folha e deixam de ser variegadas as que têm folhas coloridas devido a pêlos, escamas ou por deficiência de minerais.
A variegação não tem relação com as plantas cujas folhas apresentam gradações coloridas no outono.



Fonte(s) : http://www.centralplantas.hpg.com.br

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: