Onde as jardineiras principiantes erram

Como evitar as 6 falhas mais comuns no cultivo de plantas

Atenção, paisagistas de primeira (ou segunda ou terceira...) viagem: uma planta, como qualquer outro ser vivo, precisa de cuidados constantes. E, justamente porque exige um pouco mais de você, a jardinagem torna-se prazerosa (às vezes, vira até um desafio!). Para ter plantas cheias de vida, é preciso alguma técnica, além de amor. Saber que as palmeiras sofrem se forem plantadas no sul do país é fundamental, por exemplo. Veja essa e outras lições básicas de cultivo das espécies:

1. Solo impróprio
A terra dos vasos ou canteiros deve ser bem fofa. Para facilitar a circulação de ar pelo solo e uma drenagem correta, cavoque-a e ponha cascalho no fundo.

2. Adubo bem dosado
A dosagem dos adubos e fertilizantes deve ser cuidadosamente calculada. Observe no rótulo a quantidade exata do produto e a freqüência de cada aplicação.

3. Clima inadequado
As plantas não podem ser cultivadas a qualquer tempo e em qualquer lugar. Escolha sempre as espécies que requerem um clima semelhante ao de sua cidade.

4. Mudas em excesso
Ao
contrário do que pensamos, plantar muitas mudas lado a lado não faz você ter um jardim bonito mais depressa. Deixe um respiro de, no mínimo, um palmo entre elas.

5
. Rega descalibrada
Cada espécie requer um tipo de rega distinto. Na maioria das vezes, pecamos pelo excesso. Raízes encharcadas hoje tornam-se podres amanhã. Tome cuidado.


6. Insetos úteis
As plantas vivem em harmonia com muitos insetos. Portanto, não devemos matar todo inseto que se aproxima. O jardim deve ser um conjunto em equilíbrio.




Fonte(s) : Revista Natureza


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: