Como evitar as 6 falhas mais comuns no cultivo de plantas
Atenção, paisagistas de primeira (ou segunda ou terceira...) viagem: uma planta, como qualquer outro ser vivo, precisa de cuidados constantes. E, justamente porque exige um pouco mais de você, a jardinagem torna-se prazerosa (às vezes, vira até um desafio!). Para ter plantas cheias de vida, é preciso alguma técnica, além de amor. Saber que as palmeiras sofrem se forem plantadas no sul do país é fundamental, por exemplo. Veja essa e outras lições básicas de cultivo das espécies:
1. Solo impróprio
A terra dos vasos ou canteiros deve ser bem fofa. Para facilitar a circulação de ar pelo solo e uma drenagem correta, cavoque-a e ponha cascalho no fundo.
2. Adubo bem dosado
A dosagem dos adubos e fertilizantes deve ser cuidadosamente calculada. Observe no rótulo a quantidade exata do produto e a freqüência de cada aplicação.
3. Clima inadequado
As plantas não podem ser cultivadas a qualquer tempo e em qualquer lugar. Escolha sempre as espécies que requerem um clima semelhante ao de sua cidade.
4. Mudas
Ao
5. Rega descalibrada
Cada espécie requer um tipo de rega distinto. Na maioria das vezes, pecamos pelo excesso. Raízes encharcadas hoje tornam-se podres amanhã. Tome cuidado.
6. Insetos úteis
As plantas vivem em harmonia com muitos insetos. Portanto, não devemos matar todo inseto que se aproxima. O jardim deve ser um conjunto em equilíbrio.
Fonte(s) : Revista Natureza
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário