Quem disse que tempo é dinheiro, de certeza que não era jardineiro.
De certeza que todos gostamos de fazer algo no jardim, mas é sempre bom riscar algumas ‘tem que ser feito’ da lista de tarefas. Com isso em mente aqui tem algumas dicas para jardinagem de baixa manutenção. Se seguir estas sugestões, vai poupar horas de trabalho extra durante os próximos anos. Começa aqui a diferença entre o labor e o prazer.
1 - Quando for começar do nada ou refazer uma paisagem existente, comece com um projeto. Pense na maneira em como quer usar o seu espaço, no valor que quer gastar, e no tempo que quer passar criando e cuidando da paisagem. Não fuja ao plano para minimizar o volume de trabalho.
2 - A despeito o apelo de um grande jardim com canteiros expansivos, as suas obrigações de manutenção aumentam com o tamanho da sua paisagem. Reduzir a escala do seu projeto significa ter menos trabalho.
3 - Mantenha o projeto da sua paisagem manejável. Não seja tentado por um projeto maior, para o qual não tenha tempo, e não importa o quão for desejável, evite plantas que necessitem de muita atenção, cresçam maiores que o seu espaço ou se tornem invasivas.
4 - Identifique a manutenção que lhe dará dores de cabeça, ano após ano, e comprometa-se a encontrar soluções a longo prazo. Se conseguir riscar problemas sabidos da sua lista de manutenção o seu trabalho será mais leve durante toda a estação.
5 - Jardinagem em vasos é um favorito para a decoração ao ar livre, mas necessita rega diária e fertilização frequente, para se manterem bonitos. Para reduzir o trabalho, agrupe os seus vasos, para uma rega conveniente, utilize vasos grandes para evitar que sequem muito rápido, introduza na terra, um fertilizante de libertação prolongada, e experimente vasos que regem a eles próprios.
6 - O controle do estrago feito por insetos é simplificado se, se perceber cedo. Rotineiramente procure manchas ou buracos nas folhas ou flores, e examine qualquer planta murcha, atrofiada ou descolorada, para sinais de infestação.
7 - Não gaste tempo e dinheiro, pondo fertilizante ou outros produtos na terra, até que saiba o que é realmente necessário. Determine os níveis de pH, deficiências de nutrientes e textura da terra.
8 - Quando utilizar fertilizantes, produtos de libertação prolongada, que necessitem de menos aplicações que produtos de libertação rápida, coloque menos, é melhor que demais. Para melhorar o solo em geral, considere matéria orgânica que pode fazer no seu próprio quintal.
9 - Para obter uma rega precisa e consistente instale um sistema de rega automática. Poderá comprar um sistema faça você mesmo, ou contratar um profissional para fazer a instalação..
10 - Certifique-se que tem acesso fácil a água em todo o seu terreno. Isto irá ajudar a regar as suas plantas com pouco esforço durante toda a estação.
11 - Poupe tempo, organize a sua paisagem de acordo com os requerimentos de cuidado. Algumas plantas sofrem com o calor do verão, e precisam de rega frequente enquanto outras prosperam com a negligência.
Fonte(s) : Revista Fazendo jardinagem
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário