Gramado

http://www.labanca.com.br/images/listing_photos/thumb_1397_5421i.jpg

.

Plantio

Época de plantio: todo ano, em regiões frias de agosto a março.

Semeadura: Semear, a uma profundidade de 1 cm em terra adubada, ligeiramente úmida, fofa e sem torrões. Para que a terra fique bem compactada, recomenda-se passar posteriormente á semeadura um rolo compressor manual leve. Regar diariamente.

Cuidados

Aproveite o final do ano para cuidar de seu gramado.

As chuvas que começam a cair nessa época do ano tornam a grama mais verde, e mais fácil a correção e adubação do solo. Por isso, o clima atual é ideal para a manutenção e embelezamento dos gramados.

Nessa época, deve ser feita a complementação da adubação da terra com componentes que fortalecem as raízes, como uréia ou NPK. Outro composto que dá bons resultados é a Tufa, feita a partir de elementos extraídos do carvão e usada em gramados e jardins.

Para quem está pensando em implantar um gramado ou aumentar sua área verde, é necessário antes preparar o solo, pois o terreno pode estar infestado de ervas daninhas. Nesse caso, é fundamental a eliminação das pragas com herbicidas. Dependendo do estado do solo, será ainda preciso implantar terra vegetal ou uma camada de areia para reforçar a permeabilidade das raízes da grama. A poda e a cobertura, com terra vegetal, devem ser feitas antes do inverno ou no início da primavera.

São três os tipos de gramas mais utilizados no paisagismo:

* Esmeralda - grama cultivada. Tem folhas finas e crescimento lento, por isso requer menos podas (cerca de três anuais). Sua raiz chega a ter 35 cm de profundidade. Indicada para locais ensolarados como jardins e beiradas de piscinas, resistindo a terrenos inclinados, encostas e campos de futebol.

* São Carlos - também cultivada. Suas folhas são largas e apresenta crescimento mediano. A poda deve ser feita sempre que as folhas atingirem três centímetros de altura. Usada em locais sombreados, como jardins e praças.

* Batatais - grama nativa e mais rústica, de fácil adaptação. Apresenta folhas largas e semipilosas, de crescimento rápido. Recebe podas de 15 em 15 dias nos meses de chuva. É usada em praças, campos, áreas grandes e taludes (terrenos inclinados) por ser resistente a locais ensolarados.

O tempo necessário ao crescimento de um gramado de bom aspecto é de 45 dias em média. O enraizamento da grama se completa em 90 dias. Para tornar o seu gramado mais bonito e saber o tipo de grama ideal ao terreno onde irá cultivar, não deixe de consultar um agrônomo ou paisagista antes do plantio.


Fonte: Diversos sites


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: