Muita sombra no seu jardim?

http://www.facavocemesmo.net/wp-content/uploads/2009/05/jardins-de-sombra1.jpg
Exemplo de jardim sombrio

Terrenos muito sombrio são um santuário fresco durante os meses de verão, mas a sombra não a muito bem vinda quando se trata de jardim. As as sombras não significam o fim da jardinagem.

Existem várias maneiras para se ter lindos jardins sombrios.

Algumas soluções bem fáceis vão tornar o seu jardim sombrio, naquele refúgio com que gostarais de ter. Melhor, não vai gastar dinheiro experimentando quais plantas irá plantar.

1 - Determine os vários graus de sombra no seu jardim. A quantidade de luz que uma área recebe, e quando é que a recebe, irá ditar o tipo de planta que vai prosperar.

2 - O orvalho seca mais rápido em jardins que recebem sol pela manhã, por isso nesses jardins use plantas que requerem condições mais secas ou moderadas.

3 - Terra fraca dificulta mais os jardins sombrios, do que a falta de sol. Por isso acrescente adubo orgânico liberalmente na primavera, no outono ou sempre que preparar um novo jardim. Tenha cuidado em não perturbar as raízes das árvores.

4 - O musgo requer pouca manutenção, é muito bom para jardins sombrios.

5 - Debaixo de árvores transitórias, plante bolbos, que floresçam antes que as árvores formem sombra. Os bolbos pequenos que neutralizam e espalham por si próprios funcionam melhor, como o açafrão, narciso e jacinto.

6 - Ajude a conservar a umidade e junte nutriente e matéria orgânica, juntando folhas secas retalhadas e outras matérias orgânicas.

7 - Quando fizer os novos canteiros, fique atento a sombra provocada por prédios, árvores ou arbustos.

8 - Seja cuidadoso ao plantar, erros cometidos ao cavar, facilmente estragam as raízes de árvores.

9 - Não abdique de folhagem. Deixe que cores e texturas diferentes se complementem umas às outras, como folhas largas de caladuim em contraste com fetos.

10 - Utilize arbustos que gostem de sombra, para ancorar, dar altura e estrutura ao canteiro. Também vai quebrar a sombra com as flores que o arbusto der. Boas escolhas são: azálea, camélia, jacinto e rododendros.

11 - A intensidade do sol varia, dependendo se vive muito a sul ou muito a norte. Consequentemente as plantas que requerem pleno sol, em climas mais a norte, poderão precisar de sombra parcial em climas mais a sul.

12 – Os jardins de vasos dão cor e dimensão a jardins sombrios, e prosperam porque não competem com as raízes de árvores.

13 - Localize coníferas densas ao norte da sua propriedade para evitar criar sombra em excesso.

14 - Se quiser criar sombra, plante árvores com folhas pequenas e espaços abertos (camadas). Carvalho japonês e pinheiro-alvar, formam um rodado de sombra agradável.

15 - Regue com pouca frequência – só á medida que for preciso, e quando o fizer, regue muito bem.

16 - Escolha plantas que se adaptem ao pH da terra, é melhor do que tentar mudar a terra.

17 – Plantas de sombra que prosperam em terra ácida, incluem fetos, lírio dos vales, rododendro.

18 - Plantas de sombra que crescem e prosperam em terra neutra são, manjerona, campânula azul e erva-de-são-cristovão.

19 - Em áreas onde não crescem plantas ou ervas, faça um caminho bonito, com adubo orgânico e cubra os espaços livres para enriquecer a terra.

20 - Ciclâmen, cresce bem em pouca terra, por entre as raízes das árvores.

21 - Plantas de sombra que florescem mais cedo incluem: coração de Maria, prímula japonesa, anêmona, vergôntea e violeta.

22 - Plantas de sombra que florescem mais tarde incluem: salgueiros genciana, e campânula.

23 - É possível repor raios de luz em jardins sóbrios, com a poda sensata de árvores. Não pode mais que um terço dos ramos de uma árvore no mesmo ano, foque os ramos menores.


Fonte: Revista Jardins

Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: