1. Processo Simbiótico: natural, feito pela natureza, por sementes. No dia seguinte à fecundação, a flor se fecha e começa o intumescimento do seu ovário. Ali forma-se uma cápsula portadora de
2.Processo Assimbiótico: em laboratório, por sementes. O norte americano Lewis Knudson quem descobriu a cultura assimbiótica (1922). Produziu em laboratório, com uma simples fórmula, os mesmos efeitos que o fungo causa nas sementes, provocando sua germinação.
3. Processo Meristemático: divisão celular. Aqui o processo de reprodução exige muito cuidado e é feito em laboratório, a partir de tecido da planta, o meristema.
4. Reprodução por mudas: corta-se o rizoma (caule da orquídea), em 3 ou 4 pseudobulbos, obtendo-se as mudas. Ainda pode-se fazer estaquia com pedaços de pseudobulbos ou pedaços de hastes florais. Amarram-se as mudas dessas orquídeas com tiras de tecido de algodão ou barbante em troncos ou galhos, até que a planta se fixe com suas próprias raízes. Outra opção é prender a planta em placas ou colunas de xaxim.
Fonte(s) : http://www.casaecia.arq.br
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Alguma dúvida? deixe seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?
4 comentários:
Eu adorei essas informações de como fazer mudas de orquideas, e do uso da canla em pó. deixo aqui uma pergunta se puder me ajudar,em um dos vazos de orquideas sugirão pulgão verde! o que devo fazer para acabar com eles,agradeço pelas informações muito obrigada.
para acabar com pulgoes de minahs orquideas eu uso borrifar cerveja , ou um colher de acool com enchofre na agua isso tambem ajuda cordial abraço elias vieira pimentel junior
Sonia,
Sempre fui apaixonada pela beleza desta flor.
Tenho sempre em casa uma orquídea para enfeitar a minha casa. Descobrir que ela floresce muito rápido se colocada em uma palmeira que é tipica daqui de São Luis, Ma, que é chamada de ARIRI, fiquei muito feliz pois elas ficam lindas e a minha já esta com um talo para florescer. Como eu preservo esta palmeira vou encher o meu sitio de orquideas.
Olá Regina, tudo bem?
Então, as orquídeas são lores lindíssimas e não são muito difíceis de se cuidar.
Podem ser cultivadas em vasos, em canteiros, mas nada se iguala a serem fixadas em árvores ou palmeiras. São os locais onde elas mais de desenvolvem bem, por serem seus habitats naturais.
Um abrço e boa sorte com suas orquídeas.
Postar um comentário