Cuscuta racemosa - Cipó dourado


A Cuscuta racemosa é uma planta parasita, da família Convolvulaceae, conhecida vulgarmente como cipó chumbo, fios de ovos, tinge ovos, cipó dourado, dentre outras, sendo encontrada no Brasil do Rio Grande do Sul até Minas Gerais.


Existe cuscuta no mundo inteiro, mas a brasileira é chamada de cuscuta racemosa, e aqui ganhou o apelido de fios de ovos por causa da aparência.

Toda amarela, ela não tem um pingo de clorofila - então não faz fotossíntese, ou seja, não produz oxigênio.

Da natureza, ela só retira, e em troca, destrói. A cuscuta é uma das piores parasitas que existem, e hoje em dia ataca principalmente espécies exóticas, que não são nativas e não tem defesa contra ela.

A planta lança seus fios sobre a copa das árvores e arbustos e vai se enroscando.
Nosso olho não enxerga, mas a cuscuta penetra nos tecidos da planta hospedeira e suga sua seiva até a morte.

O pior é que se reproduz muito facilmente. Os pássaros podem levar pedaços dos fios que se transferem para outra vítima, e as pequenas flores creme, de cerca de 2 mm, atraem insetos polinizadores. E logo produzem sementes levíssimas que se espalham com o vento. E mais, são capazes de se manter férteis no ambiente por até 15 anos.


A cuscuta tem uma artimanha para continuar viva mesmo quando ela parasita uma planta que está morrendo.

“Ela sente que a planta está fraca, está produzindo uma quantidade menor de nutrientes, então é a hora que a cuscuta vai florescer”.

É preciso cuidado, no entanto para não confundir a parasita cuscuta com plantas que vivem sobre as árvores - as epífitas - e que nada tiram de seu hospedeiro a não ser um lugar para se apoiar.

Muita gente confunde o comportamento da cuscuta com o da planta, conhecida como barba de velho ou barba de bode. É um tipo de bromélia que não tem nada de parasita, ela só se apóia sobre as árvores, principalmente árvores antigas do meio da mata. Essa bromélia só vive em ambientes com excelente qualidade do ar, por isso não existe mais na cidade de São Paulo, só em matas do interior ou mudas para vender em algumas lojas.

Não há veneno que mata a cuscuta, sem que mate também a vítima. A botânica Rosângela diz que tem que ser radical. “Tem que cortar a árvore ou deixar um outro ramo que ainda esteja vivo, se você quiser salvar alguma coisa. Mas o melhor método é cortar, limpar o local e colocar um outra árvore”.

O jeito é cortar o mal da cuscuta pela raiz, para que só vivam as plantas que deixam viver





Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

Um comentário:

GUILHERME JANSEN DE SOUZA disse...

BOM DIA.
TENHO EM UMA AREA RECEM DESMATADA, PREDOMINANCIA DE CUSCUTA RACEMOSA, E GOSTARIA DE SABER QUAL HERBICIDA QUE DEVO USAR PARA ELIMINA-LA, POIS TENHO EM AREA PROXIMA O CULTIVO DE LIMAO. JA TENTEI ACABA-LO COM GRAMOXONE E ROUNDAP POREM NAO TIVEMOS EXITO. AGORA VOU TENTAR COM AURORA, CARFENTRAZONA-ETILICA.
CASO VCS TENHAM UM PRODUTO QUE SEJA EFICIENTE, AGUARDO ANSIOSAMENTE.
GRATO
GUILHERME JANSEN DE SOUZA
FAZ. SANTA FÉ
038-99889666
drogabi@hotmail.com

PS; EXISTE ALGUMA PLANTA ANTAGONICA PARA O COMBATE CUSCUTA?