Plantas venenosas: belas, mas perigosas...

Algumas plantas, além de serem belas e atraentes, têm mais uma característica: são venenosas. É que suas folhas, caules ou frutos apresentam substâncias tóxicas. Se ingeridas por crianças ou animais, ou em contato com a pele e olhos, podem causar lesões e até envenenamento. Por isso, é importante saber reconhecê-las, pois mesmo que você não as cultive em casa, podem ser encontradas também em parques e áreas públicas.


Mamona - (Ricinus comunis) - A variedade de folhas avermelhadas deste arbusto é encontrada facilmente em parques e jardins. Suas sementes apresentam uma substância - a toxalbumina - que provoca distúrbios gastrintestinais.


Pinhão-paraguaio ou purqueira (Jatropha curcas) - É muito usado como cerca viva. Os frutos verdes lembram uma ameixa e liberam sementes que têm a mesma substância da mamona.


Espirradeira - (Nerium oleander) - Pode atingir até 6 m de altura. Quando podada, no entanto, é usada para ornamentar interiores. Caracteriza-se por suas folhas alongadas e grande quantidade de flores rosadas e brancas, extremamente venenosas.


Saia-branca (Datura suaveolens) - Produz flores brancas pendentes, grandes e perfumadas. 0 fruto, quando seco, se abre, mostrando muitas sementes. Se ingeridas; podem provocar desde problemas gastrintestinais até delírio e dificuldade de deglutição.


Coroa-de-Cristo – (Euphorbia splendens) - Usada comumente em cercas vivas ou bordaduras de canteiros, é espinhosa e tem flores vermelhas, rosas ou amarelas. Seu látex tóxico provoca irritação na pele e olhos.


Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia e D. seguine) - É conhecida popularmente como remédio infalível para espantar os maus fluidos da casa. A mastigação de suas folhas, porém, provoca inchaço nos lábios e boca, podendo também causar asfixia.


Bico-de-papagaio – (Euphorbia pulcherrima) - (Euphorbia pulcherrima): Arbusto de jardim, que apresenta uma variedade anã, cultivada em interiores. Algumas folhas têm coloração avermelhada, rosa ou amarelada. Produz uma seiva leitosa responsável por queimaduras e irritação na pele e olhos.



Fonte de pesquisa: Revista Casa Claudia



Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

2 comentários:

Carolina disse...

Boa noite, comprei uma suculenta dedo de moça, e gostaria de saber se ela é venenosa, tenho um filho pequeno e não quero correr o risco dele se intoxicar com ela.
Grata,
Carolina

Sonia Oliveira disse...

Oi Caroline, muito bom dia!!!

Você pode ficar tranquila porque essa suculenta não é venenosa.

Um abraço.