Margaridas Dobradas (Bellis perennis L. )

Margaridas Dobradas

* Planta de flor comestível ou com pétalas ou flores comestíveis!
As pequenas pétalas desta flor têm um sabor ligeiramente amargo. Usam-se as flores inteiras como adorno.

Nome científico: Bellis perennis L.

Nome comum: Margarida

Nomes populares: Margarida dos Prados, Margaridas, Bonina, Margarita, Margarida-Vulgar, Margarida-Menor, Margarida-Comum.

Família: Asteraceae

Origem: Europa

Habitat: Prados, jardins, caminhos.

História: A Margarida é uma espécie muito expandida pela Europa e Ásia, onde para além de ser utilizada como planta decorativa é também utilizada para fins medicinais. Ao longo dos anos utilizou-se para curar doenças respiratórias. O botânico Gerarde, afirmou em 1597, que as margaridas diminuíam as dores relacionadas com as articulações e a gota. O nome Bellis perennis, provém do latim bellis que significa bonito.

Descrição: Planta herbácea, perene que se cultiva como bienal. Os caules são redondos, de cor verde claro. As suas folhas são de cor verde e saem em forma de roseta, são ovaladas e de grande tamanho. Podem atingir alturas até 20 cm e as flores atingem até 6 cm de diâmetro. As flores de Margaridas ou Boninas são hermafroditas , têm a forma de pequenos tubos amarelos, dispostos em capítulo, com lígulas à sua volta (pétalas) brancas. As suas sementes são ovaladas (cipsela) e pubescentes (com penugem). As flores são brancas e simples e abrem-se por cima dos pedúnculos, de 10 a 15 cm, que partem de uma roseta basal.

Sementeira: Em local definitivo entre Maio e Junho ou em estufa ou estufim entre Março e Maio. Devem ser semeadas com algum espaçamento para evitar a sobreposição das folhas umas em cima das outras e desta forma promover o arejamento para evitar podridões.

Temperatura: As Margaridas dos Prados preferem temperaturas baixas, dos 5Cº aos 7 Cº, mas estão bem adaptadas ao clima temperado ou mediterrâneo. Não resistem a geadas.

Transplantação: Primavera/Verão

Luz: Sol direto, meia sombra.

Solos: Planta que se adapta bem a qualquer tipo de solo. Prefere um solo rico em húmus, fresco, bem drenado.

Rega: Regular, evitar solos encharcados e evitar molhar as folhas.

Adubação: Na fase de início do crescimento e na floração

Floração: Desde o fim do inverno até ao fim do verão

Pragas e doenças: Nematódeos, tripes, mosca branca, ferrugem, Botrytis cinerea (podridão), principalmente nas folhas.

Multiplicação: Semente ou divisão dos estolhos.

Colheita: Colher as flores de Margarida dos Prados quando necessário, para decoração ou arranjos. Para fins medicinais devem ser colhidas na altura da floração. A colheita das flores velhas e secas prolonga a floração.

Utilização: Vasos, canteiros, floreiras.



Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.

Nenhum comentário: