Como deixar as plantas saudáveis dentro de casa

Plantas complementam bem qualquer ambiente e ainda proporcionam um ar agradável e envolvente. Para mantê-las sempre viçosas vocês não precisam dispor de muito tempo. É só organizar os cuidados básicos em tarefas diárias, semanais, mensais e anuais. Assim, o trabalho fica bem dividido, vocês não vão se sobrecarregar e suas plantas retribuem seu carinho, crescendo bonitas e saudáveis.


A primeira coisa a fazer é escolher espécies que cresçam bem dentro de casa e saber as necessidades de regas e adubações de cada uma. Para isso, vocês podem contar com a ajuda de floricultores em casas especializadas: algumas plantas precisam de adubações mensais, outras a cada dois meses e certas espécies dispensam adubação durante todo o inverno.


Além das adubações, vejam como proceder em cada período:


Diariamente:

Reguem as plantas que estão com o solo ressecado.
Retirem flores e folhas murchas ou manchadas.


Semanalmente:

Virem os vasos para as plantas receberem sol de todos os lados e não crescerem tortas.
Examinem as plantas para ver se não estão com pragas ou doenças. Se notarem alguma coisa, isolem o vaso, removam as folhas mais atacadas ou limpem com uma esponja embebida em água e sabão neutro. Depois, lavem bem.
Vejam se as plantas estão em lugar bem ventilado e iluminado. Se faltar luz, uma solução é usar uma lâmpada apropriada à venda nas lojas especializadas em jardinagem.


Mensalmente:
Retirem os vasos pendentes mergulhando-os em um balde com água para encharcar bem o solo.
Limpem as folhas com um pano limpo e seco.
Pulverizem água nas folhagens.


Anualmente:
Reenvasem as plantas que estão com as raízes saindo pelo furo de drenagem do vaso.
Façam as podas anuais.
Tirem novas mudas que cresceram muito, tomando conta do vaso.



Fonte da pesquisa: Revista Claudia


Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.

2 comentários:

Unknown disse...

abromelia se dá bem dentro de casa?

Sonia Oliveira disse...

Oi Grazy.
As Bromélisa são plantas muito resistentes. Podem ser utilizadas também para decorar casas, porque se dão bem em ambientes fechados. Mas em ambientes fechados elas duram somente de dois a três meses. É preciso ter muito cuidado pois uma bromélia em casa, os insetos transmissores de doenças como a malária, podem se acomodar entre as flores.
Abraços
Sônia