Reprodução das Flores

reprodução das plantas

Reprodução das plantas: polinização é um dos principais processos



Todo organismo precisa se reproduzir, caso contrário, haveria o desaparecimento de muitas espécies de organismos, e a vida na Terra estaria seriamente comprometida.


Processo reprodutivo

Em nosso planeta há uma grande variedade de organismos vivos, estas diferentes espécies de vida são dependentes uma das outras não só para garantir sua continuidade, como também, o equilíbrio do ecossistema.

Antes de falarmos sobre a reprodução das plantas, é importante lembrarmos como ocorre a reprodução celular, neste caso, lembraremos rapidamente da meiose.

Partindo do princípio que a palavra reprodução significa a formação de novos indivíduos a partir de um único indivíduo (reprodução assexuada) ou formação de novos indivíduos da mesma espécie através da fusão de dois gametas (reprodução sexuada), lembremos o que ocorre com as células.


Reprodução assexuada

Na reprodução assexuada uma única célula se divide para formar duas células idênticas (células filhas). Já na reprodução sexuada, duas células se unirão e cada uma fornecerá metade de seu DNA para formar uma nova célula.

No caso das plantas mais desenvolvidas, a reprodução sexuada ocorrerá mais freqüentemente. Esses tipos de plantas possuem seu próprio sistema de reprodução sexuada, sendo que alguns deles são bastante complexos.

Polinização

Por exemplo, as plantas que produzem flores são dependentes de insetos e alguns tipos de animais para sua reprodução, pois, com a ajuda destes seres, os polens são transportados de uma flor a outra, garantindo assim, sua reprodução através da polinização.




Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

2 comentários:

Anônimo disse...

Faleu,gostei deste site aqui tem de tudo sobre tudo!!!Graças a este site tirei um belo de um 10 no trebalho!!!Fui,thau

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!

Que bom que as matérias do blog lhe ajudaram a tirar a nota máxima no seu trabalho. Parabéns, fico feliz com isso.

Um abraço.