Ervas aromáticas em casa

Ervas aromáticas em casa


As ervas aromáticas plantadas em vaso, além do mais, são decorativas. Semeie agora seguindo os nossos conselhos.

Se pretender cultivar algumas das aromáticas mais populares (alecrim, lavanda, tomilho, salva, entre outras), da família das Lamiáceas, deve preparar uma zona com Sol do terraço ou da sala.

Pode no entanto, cultivar outras espécies, por exemplo, da família das Asteráceas, como a santolina. Da família das Umbelíferas, destacamos o anis e a salsa e da família das Mistáceas, o cravo e a murta. Todas estas plantas apresentam grande resistência aos parasitas. As suas células modificadas mantêm afastados pulgões, lagartas e cochonilhas.

1. PREPARAÇÃO
Tudo o que necessita para começar

Para fazer sementeiras, o objecto chave é o tabuleiro de multiplicação, que pode ser de metal, plástico, polietireno ou madeira como na imagem. Também vai necessitar de substrato desinfectado, especial para sementeiras e um coador.

Como ferramentas de mão, um instrumento para fazer pequenos buracos e outra ferramenta para extrair as plantinhas. A terminar, recipientes para as futuras plantas e sacos de sementes.

2. APLIQUE AS SEMENTES
Faça-o sem as amontoar

As sementes têm diferentes calibres que dependem da espécie. As grandes sementes do loureiro ou do eucalipto nada têm a ver com as minúsculas do tomilho, anis ou menta.

Quer num caso quer noutro, nunca devem ficar amontoadas na superfície do substrato da bandeja. Como regra geral, é preferível a escassa densidade entre sementes a ficarem amontoadas.

3. ENTERRE POUCO
Suavize o substrato com o coador

Depois de deitar as sementes sobre o substrato deve enterrá-las. Para germinarem, necessitam calor e umidade em local escuro, por isso são enterradas. A forma mais prática é espalhar sobre a superfície e com as mãos uma capa de substrato que deve suavizar de forma muito meticulosa com o coador. A capa de substrato ideal é de meio centímetro ou menos em sementes muito pequenas.

4. REGUE BEM
O suficiente apenas para umedecer a terra

Não deite muita água. A rega das sementeiras serve para as sementes germinarem, não para que as raízes, ainda incipientes, absorvam água e nutrientes.

Deve regar apenas para umedecer o substrato sem encharcar.

Utilize um regador de ralos finos para não soltar as sementes do local com a força da água.

5. ALISE A SUPERFÍCIE
A melhor forma de o fazer

Uma vez tapadas as sementes, impõe-se apertar o substrato para que fique liso. Pode pressionar com uma pequena prancha ou com as palmas das mãos. Também pode utilizar uma caixa com a superfície plana como a da imagem. O objeto deve estar seco para não se pegar à terra.

6. COMO SECAR E CONSERVAR
Os procedimentos mais adequados

Para secar as plantas, até em raminhos as lenhosas ou de folhas grandes (salva, loureiro). Pendure voltadas para baixo. Se apenas necessita de poucas folhas ou ramos secos, coloque-os bem estendidos entre as páginas de um livro grosso.

Prepare sacos com ramos pequenos de aromáticas secas para conservar. Guarde numa caixa hermética em local seco e escuro. Retire as folhas dos ramos depois de secas. Coloque-as em recipientes herméticos de vidro, afastados da umidade, da luz e do pó.

Jardineira de ervas aromáticas

É muito fácil montar uma jardineira de ervas aromáticas e ter sempre à mão temperos fresquinhos e deliciosas ervas para chá.

Vamos lá! Você vai precisar de:

· 1 vaso grande ou, de preferência, uma jardineira (as de plástico são mais leves);
· seixos rolados;
· terra;
· húmus de minhoca ou torta de mamona;
· mudas de ervas de boa procedência

Regra nº. 1. O jardim é seu. Use os vasos que quiser ou que tiver. Os vasos de barro são fáceis de encontrar, em diversos tamanhos e formatos, com preços acessíveis. Os vasos de plástico ou de cimento também podem ser utilizados, sempre de acordo com o seu gosto. Observe que o vaso deve ser do tamanho suficiente para receber as plantas, e ter drenos suficientes para que o excesso de água possa sair.

Regra nº. 2. Muito poucas plantas não se dão bem em vasos. Isto inclui obviamente, as árvores e plantas de grande porte. Não se limite a usar, nos arranjos, plantas comuns. Experimente. Misturar diversos tipos de plantas num mesmo vaso pode trazer um resultado decorativo muito interessante. Flores, folhagens e plantas ornamentais podem ser combinadas à vontade, bastando observar algumas de suas características básicas, com quantidade de água e de iluminação que cada uma requer. Plante nos mesmos vasos as que têm características semelhantes.

Regra nº. 3. Depois que plantar as plantas nos vasos, não deixe de cuidá-las sempre. Periodicamente adube os vasos, garanta a rega na freqüência adequada, verifique sua posição em relação ao sol da manhã ou da tarde. Estes cuidados básicos devem ser complementados com a limpeza e com a observação de eventuais pragas. Mudar a posição dos vasos entre si também pode trazer melhores resultados no desenvolvimento conjunto das plantas.

Regra nº. 4. Os vasos podem ser colocados juntos, pois agradam muito mais assim do que separadamente. Novos vasos podem ser incluídos no seu jardim, mudando seu aspecto geral e fornecendo novas combinações, de acordo com as estações do ano e com sua vontade. Se desejar, substitua as plantas do vaso que já não apresentem um bom aspecto, por outras novas.

Regra nº. 5. Plante plantas perenes, mas combine-as com plantas de estação. Apesar de dar um pouco mais de trabalho, é uma alternativa interessante, já que você estará renovando seu jardim com novas flores, por exemplo. Para facilitar a manutenção, você pode plantar cada tipo de planta em seu respectivo vaso e combinar os vasos entre si.

Cuidados:

· Mantenha regas regulares, mas nunca encharque a terra.
· Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.), pois as ervas serão utilizadas como tempero e no preparo de chás.
· Adube a cada 3 meses, com húmus de minhoca e torta de mamona.
· Na hora se escolher as ervas, procure selecioná-las segundo as exigências de luminosidade. Lembre-se que elas estarão no mesmo vaso.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Nenhum comentário: