Plantio apropriado

Clima da região, tipo de solo e tamanho da área a ser ocupada: esse é o critério na escolha das plantas de seu jardim. Também observe a posição do sol, ele é imprescindível pela manhã.


Muitos paisagistas afirmam que, com exceção do alto inverno, todas as épocas do ano são propicias para o plantio. Na dúvida, consulte um calendário lunar, ciência milenar que visa à interferência do homem apoiada no ritmo da natureza. Assim, se a poda e a colheita forem executadas nos momentos ideais, o homem terá sucesso em suas plantações, já que estará respeitando os ciclos da natureza.


Para obter um jardim florido o ano todo, uma dica óbvia, porém esperta: escolha várias espécies de plantas com floração em diferentes estações. Plante-as corretamente e preste atenção às exigências particulares de cada uma: desde necessidades como maior exposição ao sol e à sombra; ou ainda, características específicas conforme o tipo a que pertencem (as, trepadeiras, por exemplo, pedem apoio para sustentação).


Faça tudo por etapas, primeiro plante as árvores, depois, os arbustos, por último, flores e folhagens.

Nos canteiros, o ideal é revolver e adubar o solo urna semana antes do plantio. Depois, torne a revolver bem a terra, cavando cerca de meio metro de profundidade com enxadão e cavadeira. Para cada metro cúbico de terra, coloque cerca de 1/4 de areia, 1/4 de esterco curtido e 2/4 de terra preta e vermelha peneiradas.


Calendário lunar
Essa ciência baseia-se em dois princípios: a diferença de luminosidade, segundo as fases da lua; e a força de gravidade e a atração que exerce sobre os líquidos. Cada fase determina um tipo de comportamento entre os vegetais. Acompanhe.


Quarto crescente
A luminosidade atrai a seiva dos vegetais para cima da terra, favorecendo o crescimento das partes aéreas das plantas. Período propício para plantio de cereais, frutas e flores; colheita de ervas; transplantes e enxertos.


Cheia
Agora, luminosidade e seiva alcançam sua força máxima. Período ideal para semeadura; colheita de plantas curativas e de frutos.


Quarto minguante
A luminosidade começa a diminuir, há um refluxo da seiva em direção às raízes. Fase favorável a tudo que cresce sob a terra; plantio de hortaliças; corte de madeira e bambus; capinas e adubações.


Lua Nova
Mínima luminosidade e máximo refluxo da seiva, favorecem as partes subterrâneas das plantas. Tempo de baixa resistência as pragas e ruim para o plantio.




Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.

Nenhum comentário: