Nome Científico: Hibiscus syriacus
Sinonímia: Hibiscus rhombifolius
Nome Popular: Rosa-de-sarom, hibisco-colunar, rosa-de-sharão, altéia-arbustiva, mimo, rosa-da-síria, hibisco-da-síria
Família: Malvaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Ásia
Ciclo de Vida:
A rosa-de-sarom é uma planta arbustiva muito florífera e popular, conhecida pelo doce perfume de suas flores. Ela apresenta caule fibroso, ereto e ramificado. Suas folhas são ovaladas a lanceoladas, alternas, mucilaginosas, brilhantes, com margens recortadas e coloração verde-escura. As flores podem ser simples ou dobradas e formam-se durante o ano todo, mas são mais abundantes na primavera e verão. Ocorrem diversas variedades de flores róseas, vermelhas, roxas, azuis ou brancas e combinações entre estas cores. As flores atraem beija-flores e borboletas.
A rosa-de-sarom é largamente utilizada no paisagismo, sendo plantada isolada, em conjuntos, ou em renques, de aspecto informal ou formal. Presta-se como excelente cerca-viva, sendo rústica e florífera ao mesmo tempo. Seu porte é médio, atingindo cerca de
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. A rosa-de-sarom é tolerante ao frio e à geadas leves, tornando-se caduca em regiões de inverno moderado. Também pode ser utilizada no litoral, pois tolera a salinidade do solo. Adubações mensais na primavera, verão e outono estimulam intensas florações e deixam a mais folhagem vistosa. Podas de limpeza, formação e renovação são essenciais para esta espécie e devem ser realizadas no inverno. Multiplica-se por estaquia dos ramos semi-lenhosos e por sementes.
Fonte da Pesquisa: www.jardineiro.net
Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário