Rosa-louca - Hibiscus mutabilis

Nome Científico: Hibiscus mutabilis


Nome Popular: Rosa-louca, aurora, papoula-de-duas-cores, amor-de-homem, rosa-branca, rosa-paulista, rosa-de-jericó

Origem: China

Ciclo de Vida: Perene

A rosa-louca é uma planta arbustiva, de textura semi-lenhosa e muito florífera. Seu caule é ereto e ramificado; e suas folhas são grandes, ásperas, pubescentes na página inferior, profundamente lobadas e com bordos serrilhados. As florações surgem no outono.

As flores são hermafroditas, podendo ser simples ou dobradas, enormes - atingindo até 13 cm de diâmetro em algumas variedades.

Elas desabrocham pela manhã com a coloração branca, mas com o passar do dia tornam-se róseas, passando por um rosa pink intenso, que acaba violáceo nos dias subseqüentes. Desta forma, na mesma planta pode-se observar flores brancas, róseas e róseas-arroxeadas. A floração ocorre no outono.

Este belo arbusto passa despercebido e discreto a maior parte do ano, para se tornar muito atraente no outono, quando a maioria das plantas já estão terminando seu ciclo reprodutivo e entrando em dormência.

A rosa-louca pode ser conduzida ainda como arvoreta em calçadas e quintais, com poucos caules, atingindo assim cerca de 4 metros. Também pode receber podas de formação que a deixem mais compacta. No jardim pode ser utilizada isolada ou em grupos, na formação de renques, conjuntos e até mesmo em vasos grandes.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em qualquer tipo de solo, preferencialmente enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Tolerante à geadas leves e ao frio.

Apesar de perene, torna-se decídua ou semi-decídua em países com estações bem marcadas (clima temperado e subtropical). É uma planta muito rústica e exige pouquíssima manutenção. Multiplica-se por sementes, estaquia ou alporquia dos ramos semi-lenhosos.




Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.

Nenhum comentário: