Plantas Bulbosas e Rizomatosas

BULBOSAS


O bulbo é uma espécie de caule subterrâneo, armazenador de nutrientes. As plantas bulbosas podem ser perenes (duráveis) ou sofrer um período de repouso onde a parte aérea some por um tempo e depois volta a aparecer. Saiba que nessa situação, seu canteiro ficará aparentemente sem planta por um período, até a nova brotação. Nesse caso você pode deixar os bulbos na terra até nova brotação ou retirá-los e guardá-los em local seco, ventilado e protegido até a estação indicada para a brotação.


RIZOMATOSAS

Rizomas são caules subterrâneos com capacidade para armazenar nutrientes, composto por gemas, nós ou escamas. As plantas rizomatosas crescem formando touceiras que devem ser separadas periodicamente para limpeza do canteiro e produção de novas mudas. Na produção de mudas, corta-se um pedaço do rizoma contendo duas ou três gemas e replanta-se.

Nome científico: Iris germanica
Nome popular: íris, flor-de-lis.
Família: Iridaceae.
Origem: Europa.
Porte: Até 60cm de altura.
Flores: Primavera-Verão.
Características: Herbácea rizomatosa perene, utilizada em bordaduras ou maciços formando canteiros. Existem variedades híbridas. Adapta-se melhor em clima frio, onde a floração é mais intensa. É de pleno sol ou meia-sombra.
Regar duas vezes por semana. Solo arenoso.
Propagação: Por divisão da planta (divisão de rizomas).


Nome científico: Amaryllis belladonna
Nome popular: açucena-do-cabo, lírio-beladona.
Família: Amaryllidaceae.
Origem: África do Sul.
Porte: 30 a 50cm de altura.
Flores: Verão.
Características: Herbácea bulbosa com flores de corte. Perde as folhas total ou parcialmente (quase desaparecendo do canteiro) antes do florescimento. As flores parecem com as do lírio, em tons róseos ou brancos. Cultivada em vasos, canteiros ou em bordaduras (fazendo contornos), sempre à pleno sol. Prefere regiões de altitude e clima ameno, tipo o de grande parte do Sul do Brasil. Utilize terra fértil, rica em matéria orgânica.
Propagação: Multiplica-se facilmente por divisão de bulbos, desentouceirando a planta.

Nome científico:

Cyclamen persicum
Nome popular: ciclâme, ciclamen, ciclâme-da-pérsia.
Família: Primulaceae.
Origem: Grécia até a Síria.
Porte: 15 a 20cm de altura.
Flores: Verão.
Características: Herbácea tuberosa que prefere climas amenos e frios, não tolerando altas temperaturas. Cultivadas em vasos a meia-sombra, normalmente em interiores ou locais protegidos, é comum que a planta morra após o florescimento. As flores podem ser vermelhas, róseas ou brancas.
Propagação: Multiplica-se por sementes e o processo deve ser iniciado no fim do outono, mas o período de germinação é bem lento, podendo demorar aproximadamente 15 meses desde a semeadura até o florescimento.


Nome científico: Hemerocallis flava


Nome popular: Lírio amarelo, Lírio de São José.
Família: Liliaceae.
Origem: Europa.
Porte: Até 60cm de altura.
Flores: Quase o ano todo.
Características: Herbácea rizomatosa cultivada à pleno sol ou meia-sombra, em bordaduras ao longo de caminhos e muros; ou em grupos formando canteiros. Prefere clima ameno, na região Sul floresce por período maior no ano.
Existe um grupo de variedades Hemerocallis hybrida 'triploides', com mais de 50 variedades em cores, formas e tamanhos (inclusive miniaturas). São os híbridos produzí - los em viveiro. Solo rico em matéria orgânica. Regar duas vezes por semana.
Propagação: Por divisão de touceiras




Nome científico: Agapanthus africanus


Nome popular: Agapanto


Origem: África do Sul.
Porte: 40 a 60 cm de altura.
Flores: Primavera.
Características: Herbácea rizomatosa, de folhas perenes, cultivada em canteiros ou bordaduras ao longo de cercas e caminhos. Desenvolve-se à pleno sol e floresce em magníficos tons de azul ou branco. É bem adaptada ao clima ameno e grande parte do Sul do Brasil. É excelente flor de corte. Por sua beleza e durabilidade é indicada para arranjos florais.
Propagação: Por divisão de touceira (rizomas).





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: