Dicas de recuperação e manutenção básica das orquídeas:

Esta exótica e extraordinária orquídea catleya plantada bicolor, com certeza, vai surpreender e encantar.  Presente infalível. (bic Taiwan Queen - HCC/AOV 76)


1 - Retire cuidadosamente do vaso a orquídea, observe que a danificação das raízes é crucial.


2 - Lave a planta com água limpa, escovando com escova dental macia tomando cuidado com as partes mais delicadas.


3 - Perceba as raízes boas apare-as para que tenham a extensão máxima de 10 cm e elimine as raízes escuras ou mortas.


4 - Agora é a hora de cuidar do xaxim, que deve ser desfibrado e macio. Umedeça-o em uma solução de água limpa com o composto “farinha de osso e torta de algodão”, na proporção 250 ml de água e meia colher de sopa do composto. Elimine os excessos.


5 - Coloque a planta cuidadosamente sobre o xaxim, que deverá estar envolto por um saco plástico transparente.


6 - Lacre este saco plástico com um arame forte, tendo o cuidado de virar a sua borda para baixo, a fim de evitar a entrada de água do exterior.


7 - Coloque esse saco plástico num lugar com sombra, porém com luz indireta do sol.


8 - O aparecimento das raízes serão percebidos entre dois a três meses, durante este período, NÃO abra o saco plástico pois estará simulando uma pequena estufa, embora deve-se ter muita cautela se aparecer água armazenada no fundo do saco plástico, que poderá ocasionar o apodrecimento da orquídea, neste caso, é permitido fazer um peque furo com agulha no fundo do recipiente para retirar o excesso. Vale ressaltar que a planta não deve ser retirada do recipiente durante os meses de inverno.


9 - No 4º mês a orquídea está pronta para uma nova casa, onde deverá ser plantada com o mesmo xaxim em um vaso plástico que tenha furos embaixo. Neste momento, a orquídea deverá ser levemente adubada e pulverizada até a sua recuperação completa.





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Um comentário:

K disse...

É TANTA INFORMAÇÃO PREIOSA NESSE BLOG QUE NÃO DÁ TEMPO NEM DE COMENTAR
ADOREI
BJ