Dicas e cuidados no manuseio das plantas ornamentais

* A maioria das plantas ornamentais necessita de alta umidade do ar, cuidado no transporte para longas distâncias, portanto, cuidado ao colocar as mesmas perto do teto e das paredes do baú, o calor pode prejudicar a qualidade de sua planta.
* Verifique se o substrato está suficientemente úmido para o transporte.
* Mantenha sempre temperaturas estáveis durante o transporte.
* Armazene o produto o menor tempo possível.
* Verificar se as plantas envasadas, ao serem transplantadas para o jardim em questão, necessitam de um período de aclimatização antes de serem expostas diretamente à luz do sol.




Phaleanopsis


A phalaenopsis é uma planta de médio porte, podendo variar.Para a escolha da phalaenopsis, de preferência para as que estão, no máximo, com 3 ou 4 flores já abertas e até 5 botões fechados, assim a planta terá uma maior durabilidade.
Certifique-se de que a planta está bem firme no vaso.
A orquídea phalaenopsis é uma planta que não precisa de luz direta, ela tem que ficar no claro, a meia luz , de preferência onde a planta possa receber o sol da manhã.
A orquídea phalaenopsis, necessita que o solo normalmente seja mantido seco, e de pequena quantidade de água a cada rega. A temperatura ideal da orquídea phalaenopsis é de 18ºC a 28ºC. Ela não suporta a luz direta do sol.
Quando as flores murcharem, corte a haste deixando uns 20 cm na planta: pode sair outro cacho de flores na haste, ainda no mesmo ano. Também poderá sair da planta, outra haste no próximo ano. O pico do florescimento ocorre no início da primavera, quando se consegue encontrá-las no comércio com mais facilidade e a preços mais atrativos. Faça a limpeza periodicamente das plantas retirando as flores e folhas machucadas ou velhas, ou seja, com aspecto ruim. Para retirá-la utilize um estilete ou uma tesoura de poda. Fazendo isso você estará mantendo sua planta sempre limpa e com aspecto saudável. Quando replantar, a terra do vaso se decompõe totalmente e fica fina, a raiz não tem como se desenvolver no interior do vaso, fazendo com que a planta fique solta, neste caso, pode ser interessante replantá-la dentro de um vaso do mesmo tamanho, como um vaso de xaxim.
Como replantar: mergulhe o vaso na água para molhar bem o torrão, com uma faca, desprenda todo o torrão do vaso e retire o xaxim antigo, podar as raízes velhas deixando uns 12 cm entre elas e o rizoma; lave a planta e, de resto, proceda ao plantio da mesma forma que faria com uma planta colhida na mata.


Spathyphillum - Lírio da Paz

Não tolera luz solar direta. É uma planta muito resistente, não apresentando problemas com doenças e pragas. Somente no verão e início do outono pode ser acometido por um fungo que ataca as raízes matando a planta, neste caso a planta foi vendida já tendo este fungo ou o adquiriu por problemas no solo muito úmido.
Comprovadamente, um purificador biológico retira do ar diversos gases nocivos.
Spathiphyllum cresce em lugares úmidos, portanto não permita que seu solo seque por completo, porém também não deixe que o solo encharque (fungo!). Se possível, às vezes dar um banho (de chuveiro ou na chuva mesmo) nas folhas.
É ideal para interiores como salas e quartos, assim como em escritórios, hotéis, bancos e shoppings. Também é muito usado em jardins muito sombreados.
Floresce naturalmente duas vezes ao ano, tendo a flor uma durabilidade de 03 semanas. Não existem relatos de alergia ou toxidez. Adube-o a cada 15 dias na primavera, verão e outono; no inverno uma vez ao mês, com algum adubo líquido ou solúvel em sua dosagem normal recomendada.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Nenhum comentário: