Como identificar cochonilha em plantas

Conhecida pragas das plantas ornamentais, a cochonilha pode-se apresentar em formas que nem lembram insetos.

Existem diversas de espécies de cochonilhas que podem ter aparência bem distinta uma das outras, podendo variar na forma (bolinhas, escamas, etc.) e ter aspecto de algodão, farinhenta, cerosas e possuir diversas cores (verde, laranja, marrom, etc.).

Controlar o seu ataque significa salvar as plantas vitimadas.
A planta está definhando e não há sinal de doenças ou pragas. Apenas algumas casquinhas aderidas e há muito tempo imóvel, tentando disfarçar sua presença. Estes seres vivos menos suspeitos é que, na verdade, são os responsáveis pelo problema da planta. Pertencem à Classe dos insetos, são chamados de cochonilhas e dentro da classe são classificados como Homopteras, tendo como parentes próximos as cigarrinhas, as cigarras e os pulgões.
São sugadores implacáveis, roubam seiva o tempo todo da planta atacada e são bastante diversificados, pois há mais de 32.000 espécies de Homopteras já descritas.

Variações nas formas e cores:

Em razão da presença de glândulas que produzem secreção cérea (de aspecto pulvurento) ou que lembra seda e placas, as cochonilhas possuem formas que nem lembram semelhança com insetos.
Há cochonilhas de placas (Orthezia, Icerya e Saisseta) que atacam flores e folhagens, outras lembram um minúsculo mexilhão ou uma cabeça de prego (as cochonilhas Chrysomphalus que atacam roseiras)
Ainda existem algumas que quando atacam dão a impressão que a planta ficou caída (como por exemplo, o ataque de Aulacaspis rosae)
No entanto, nem todas são pragas. Há cochonilhas que em razão da produção de substâncias do tipo "laca" fornecem corantes ou vernizes, há algumas que fornecem substâncias medicinais e outros materiais.

Desconfiando do ataque de cochonilha

Árvore que chora não é milagre e pode ser ataque de cochonilhas, pulgões, cigarras e cigarrinhas. Como estes insetos sugam continuamente a planta, o "choro" pode ser demorado.
Folha amarelecendo e com "casquinhas" grudadas é quase sinal certo de ataque de cochonilhas. A presença de formiga louca por substância adocicada pode ser resultado da presença destes sugadores e a formação de um "pozinho escuro", denominado fumagina, também é indicação de ataque dos sugadores.

Controlando-as:

Inimigos naturais:

As joaninhas são predadoras de cochonilhas e de outros Homopteras como os pulgões. Elas deveriam ser consideradas como "animais sagrados" nas plantações.

Quais produtos utilizados para combater cochonilha.

Em jardinagem amadora, há preferência por uso de produtos naturais como o óleo de NEEM, que têm excelente resultado no combate a diversos tipos de cochonilhas, ou ainda produtos a base de Rotenona, também natural.

Produtos químicos específicos e adequados ao uso doméstico (Jardinagem amadora) também podem ser usados sempre seguindo rigorosamente as instruções do rótulo.

Controle químico:

Nas lojas de produtos agropecuários, o engenheiro agrônomo pode indicar o produto recomendado.

Controle Natural: Existe ainda a possibilidade de uso de óleo mineral, que age proporcionando uma camada protetora sobre a folha e o caule da planta, agindo como repelente ou eliminado a cochonilha por afogamento.

Óleo Mineral com sabão:
· Óleo mineral leve... 4 litros;
· Sabão....500 gramas;
· Água.... 2 litros
Cortar o sabão em pedaços e dissolver na água quente. Adicione o óleo mineral aos poucos, até a total homogeneização. Aplique na forma de pulverização, dissolvendo o produto em 100 litros de água.




Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

3 comentários:

suzanete disse...

Minhas rosas apresentam as folhas como se estivessem resecadas e mudam de colorçãoe para uma cor opaca sem vida, nos brotos novos...em torno deles e no caule... aparece como se fosse uma teia de aranha que inibe o crescimento do mesmo. Como devo cuidar?

Anônimo disse...

Estou usando óleio mineral no cedro atacado por cochonilha e, estou obtendo um resultado mais lento.

Don Jefferson N' to disse...

O fumo de rolo também é muito bom para combater pragas nas plantas. Don Jefferson N'to.