Como ter um jardim saudável e sem pragas

É importante escolher as plantas adequadas ao sombreamento e ao sol pleno. Plantar espécies de plantas em locais inadequados, como aquelas que necessitam de muito sol em áreas sombreadas, é decretar o insucesso do jardim.


Mas não é só a escolha das plantas que se faz necessário. Fazer sua manutenção também é muito importante. A manutenção consiste em podas quando forem necessárias, rega de acordo com as necessidades da planta e adubação.


Por causa das chuvas, o adubo penetra mais rapidamente no solo, tornando as plantas exuberantes. Plantas adubadas são menos suscetíveis ao ataque das pragas.


É interessante, também, pulverizar as plantas com óleo mineral, para protegê-las de insetos sugadores, como cochonilhas, pulgões e moscas-brancas. A averiguação periódica das plantas é importante, pois infestações de insetos são vistas no início, o que facilita seu controle.


Quando ovos de lagartas ou percevejos são vistos, basta arrancar a(s) folha(s) e dispensá-la(s).


Cochonilhas podem ser retiradas com o auxílio de um algodão úmido com sabão de coco.


Formigas cortadeiras podem ser contidas, utilizando-se um cone invertido, feito de embalagem “pet” e lambuzadas com graxa ou óleo queimado na parte inferior.



Fonte: Pragas online

Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns Sônia pela iniciativa! sou Eng. Agrônoma em inicio de carreira,estou pesquisando pela primeira no seu blog e gostei bastante!!! você passa dicas e informações muito interessantes.