Ninféia-branca - Nymphaea alba

Nome Científico: Nymphaea alba

Nome Popular: Ninféia-branca, lírio-d'água, nenúfar-branco, lírio-branco

Origem: Europa, Ásia e África

Ciclo de Vida: Perene

A ninféia-branca é uma planta aquática adaptada às margens de rios calmos ou lagos, em regiões de clima temperado.

Suas folhas são grandes, emersas, semi-flutuantes, cordiformes, coriáceas, brilhantes, de coloração verde-escura na página superior e avermelhada na inferior. Elas são sustentadas por longos pecíolos que se ligam ao rizoma, carnoso e horizontal, enterrado no fundo do lago.

As flores solitárias surgem em longos pedúnculos, são brancas com muitos estames de anteras amarelas. São hermafroditas e podem se autopolinizar, assim como podem ser polinizadas por insetos.

O fruto formado é do tipo aquênio, com sementes que se dispersam pela água.

É uma planta belíssima para adornar espelhos d'água, principalmente em regiões de clima temperado e subtropical, onde outras ninféias mais populares podem não se adaptar muito bem. Durante o inverno, a ninféia-branca perde suas folhas e entra em dormência, auxiliando na iluminação do lago.

Na primavera sua folhagem rebrota e ela pode fornecer sombra e abrigo para os animais aquáticos durante os períodos mais quentes. Exige pouca manutenção, apenas a retirada de folhas mortas para manter a boa qualidade da água. Adapta-se aos ambientes bastante poluídos, auxiliando na recuperação ecológica do lago.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em lagos ou tanques, sendo plantadas diretamente no lodo de lagos naturais ou em vasos dentro de tanques. O nível de água para o cultivo da ninféia-branca deve estar entre 40 e 50 cm.

Planta originária de clima temperado, a ninféia tolera baixas temperaturas e aprecia o clima ameno. Adubações orgânicas leves estimulam seu crescimento.

Multiplica-se por sementes e por divisão do rizoma.



Obrigada pela sua visita. Dicas, sugestões e comentários serão muito bem vindos. Deixe seu e-mail para contato.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.