Como fazer uma sebe

Consiga mais plantas com a técnica das estacas


Embora mais usadas em composições clássicas ou formais, as sebes podem dar um charme especial a qualquer jardim.


As sebes se diferenciam das cercas vivas pelo fato de receberem podas constantes que as deixam simétricas. Porém, para que desempenhem bem o seu papel, alguns cuidados essenciais devem ser tomados na hora do plantio e por ocasião das podas.


0 primeiro passo é plantar os arbustos com a distância entre mudas recomendada. Como não existe um padrão fixo de espaçamento, consulte, nesta mesma edição, as tabelas do artigo que fala de sebes e cercas vivas.


A distância entre mudas costuma ser relativamente pequena em se tratando de sebes. Por isso, ao invés de fazer covas individuais, seria mais prático escavar uma vala única.

Para se orientar quanto à direção da vala, use piquetes unidos por barbantes. E se a sebe fizer uma curva, recorra a canos de PVC ou mangueiras de jardim, que devem ser usados como gabarito.


Ainda com o gabarito no local servindo de guia, plante as mudas em ziguezague. Agindo assim, a cerca "fechará" mais depressa e ficará mais densa, já que as plantas terão um pouco mais de espaço para desenvolver as copas.


Se as mudas estiverem com poucos ramos laterais, pode as drasticamente, deixando apenas uns 10 cm a partir do solo. Não se preocupe. Assegurados os devidos cuidados, principalmente no tocante a regas e luminosidade, em pouco tempo surgirão inúmeros ramos novos e a planta ficará bem mais cheinha. Use este procedimento, aliás, sempre que quiser adensar um arbusto.


Uma vez refeitas do transplante, quando novos ramos brotarem e as plantas já estiverem delineando uma cerca, ponha piquetes unidos por fios de arame nas duas extremidades, formando o desenho desejado, e pode as plantas acompanhando os fios. Vale ressaltar que, idealmente, o perfil da sebe e também das cercas vivas deve ter uma ligeira inclinação nas laterais, para permitir uma perfeita insolação de todos os ramos.


Devem ainda receber podas de limpeza e manutenção, para que o vigor das plantas não fique prejudicado. O objetivo é remover galhos secos, fracos, ou que se cruzam no interior da planta e provocam um emaranhado, dificultando a ventilação e a entrada do sol.





Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles acabam virando temas para novos posts. No caso de dúvidas, deixe seu e-mail para que eu possa entrar em contato.

Um comentário:

Anna disse...

Adorei conhecer seu blog, pois quero começar aprender sobre flores .
Pois agora com uma casa vou poder plantar alguma coisa