A planta trepadeira enrola-se, agarra-se, ou apoia-se em qualquer estrutura que esteja presente no seu espaço exterior, como paredes, vedações, pilares, grades ou treliças.
Pode orientar a trepadeira à medida que vai crescendo, prendendo alguns ramos com atilhos ou simplesmente enrolando a planta no suporte, para obter o efeito desejado.
As plantas trepadeiras podem ser usadas para vários efeitos na decoração de jardins, pátios ou varandas, sendo particularmente úteis em espaços exteriores pequenos.
Pode usar plantas trepadeiras para:
Criar uma zona de sombra - Com a ajuda de uma estrutura de metal ou madeira pode-se fazer um pergolado.
Cobrir ou disfarçar um muro - Um muro coberto de hera, por exemplo, é muito bonito e a cor verde, como fundo, vai dar maior destaque às suas plantas e flores. Fixe fios de arame se for necessário para suporte (a hera não precisa, ela tem raízes em todo o seu caule e com isso vai se agarrando muro).
Criar uma barreira visual para se proteger dos olhares dos vizinhos - Com a ajuda de treliças de madeira, ou fios de arame esticados e presos a suportes nas pontas, conseguirá uma barreira visual que todos vão gostar.
Decorar uma parede - Crie pontos de apoio na parede, com fios na vertical, ou faça uma quadrícula para suporte das plantas à medida que crescem.
Integrar visualmente um pequeno edifício - Por exemplo, uma garagem, ou um abrigo de jardim.
Embelezar uma entrada - Por cima de um portão ou porta, para dar as boas-vindas a quem chega.
Introduzir elementos verticais numa decoração ou plantação - Num elemento vertical, com flores de cheiro como trepadeira subindo por uma estrutura de bambus, torna mais interessante um canteiro, ou outro espaço exterior que tenha só elementos horizontais.
Fonte(s) : Revista Jardim e Cia.
Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.
Nenhum comentário:
Postar um comentário