Onze-horas (Portulaca grandiflora)

Nome científico: Portulaca grandiflora

Nome Popular: Onze - horas

Altura: De 4 - 10 cm

A onze-horas é uma planta nativa do sul do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, onde os verões são extremamente quentes, portanto é a planta ideal para lugares secos e ensolarados onde quase nenhuma outra consegue se adaptar.

Suas flores podem ser rosas, brancas, vermelhas ou amarelas. Como seu nome já diz, elas abrem-se por volta das onze - horas e vai se fechando à tarde, e isso se repete todos os dias, mesmo nos dias nublados, mas muito abafados. Elas duram somente um dia, prém são produzidas em grande quantidade.

Como plantar onze - horas

Onze horas é muito fácil de plantar, de cuidar e de multiplicar, e além do mais é linda com suas cores vibrantes.


Para iniciar você pode comprar uma mudinha e plantá-la em vaso ou no chão, e fica ótima como bordadura, mas lembre-se, ela adora sol e solo bem estercado e permeável, observe que ela é uma planta suculenta (caule gordinho) e o excesso de água, pode apodrecê-lo, por isso a necessidade de um solo poroso (com mais areia). Pode ser plantada em vasos pendurados, ficam lindas!


Como fazer mudas de onze - horas
Uma vez que sua planta esteja adulta basta quebrar um galho em vários pedaços e colocar na terra úmida. Ele irá criar raízes em 1 ou 2 dias
.

Podem ser plantados em vasos pendentes, ao redor do seu canteiro de flores, em volta dos vasos onde tenha plantas com alguma altura, para não se misturar à onze – horas, em jardineiras, enfim fica com a sua criatividade, o efeito será muito bonito.


Fonte(s) : Revista plantas miúdas


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: