Plantas tropicais - Helicônia

Nome científico: Heliconia spp

Nome popular: Helicônia, bananeira-do-brejo, caeté, papagaio

Ciclo de Vida: Perene

As helicônias são plantas de origem tropical, herbáceas, com rizomas subterrâneos. Produzem inflorescências terminais que surgem após a emissão de quatro a cinco folhas. As inflorescências são envolvidas por brácteas que protegem as flores.

A helicônia-papagaio é uma das helicônias mais cultivadas e conhecidas no mundo. Ela é uma planta essencialmente tropical, entouceirada e rizomatosa, com ramos de textura herbácea.

Suas folhas são verdes e lisas, com formato oval-lanceolado, sustentadas por ramos eretos com cerca de 1,5 m de altura e que formam densas touceiras com o tempo. Suas inflorescências curtas são produzidas em hastes, brilhantes e cerosas, de colorido vibrante, que vai do amarelo ao vermelho e, pequenas flores verdadeiras, que surgem de dentro das brácteas.

É uma planta arbustiva muito adequada para jardins tropicais, onde pode ser utilizada em renques junto a muros ou em maciços e conjuntos. As flores são duráveis e são largamente aproveitadas como flor-de-corte em arranjos florais.
A floração desta helicônia ocorre no verão.

Cultiva-se sob pleno sol ou meia-sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Suporta o calor e a umidade tropicais. Tolera o frio subtropical, podendo ser cultivada com sucesso em regiões com este clima. A adubação deve ser rica em fósforo e potássio, além de reposições de matéria orgânica que estimulam uma folhagem exuberante e uma floração mais abundante. Propaga-se por divisão das touceiras.

Helicônia Rostrata

Esta espécie de helicônia é a que produz as flores mais espetaculares e ornamentais. Estas flores são sempre pendentes, com o comprimento que varia de acordo com o número de flores. As brácteas são de coloração vermelho vivo com bordas de cor amarelo e verde. As flores são pequenas e brancas e surgem do interior das brácteas.

Esta helicônia, quando bem adubada e irrigada produz flores durante o ano todo, mas principalmente nos meses mais quentes. Muito usada para formação de renques junto a muros, maciços ou como planta isolada. É muito utilizada como flor de corte tendo ótimo valor de mercado, mas é grande a dificuldade para transporte e embalagem das inflorescências.

Cultiva-se a a pleno sol ou à meia-sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com freqüência. Não é tolerante ao frio. Propaga-se por divisãpo de touceiras.


Fonte: Revista Plantas, Flores e Jardins


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Nenhum comentário: