Flores que adoram o frio


Conheça as plantas que desabrocham e mostram toda a sua vida durante o inverno

O ventinho gelado e o sol ameno do inverno não agradam somente algumas pessoas. Há plantas que florescem na estação e mostram toda a sua graça. “As épocas mais frias do ano são caracterizadas pelo recolhimento e introspecção de algumas espécies, em função das mudanças nos ciclos do sol e da chuva”, comenta o paisagista Benedito Abbud, de São Paulo.

No frio e no período seco, a vegetação entra em uma espécie de “dormência”, que pode variar para cada espécie. “Nesta época, também é tempo de algumas árvores abandonarem suas velhas folhas. Enquanto se despem, há aquelas que aproveitam o clima frio para florescer e colorir a paisagem”, acrescenta o paisagista.

Podemos ver lindas copas de árvores floridas enfeitando as cidades,como ipê, cerejeira, pata de vaca e erythrina. Entre as trepadeiras, as que se dão melhor no frio são primavera e flor de São João. Já as flores que se desabrocham neste período do ano são camélia, azaléia, bromélia, gardênia, o jasmim amarelo, as strelitzias (reginae e juncea), o amor-perfeito, a boca-de-leão, a cravina, a petúnia e a prímula.

“Mais coloridas e vistosas, as árvores que se dão bem no clima frio atraem uma grande variedade de borboletas e pássaros, aumentando suas chances de reprodução e perpetuação na natureza”, explica Benedito Abbud. “Além disso, com a ausência de folhas, a luz do sol passa pelas copas e alcança o solo, enchendo-o de energia. Se no verão é possível ter um espaço aconchegante e sombreado com as copas folhadas, o mesmo ambiente ensolarado pode ser criado no inverno, quando os amenos raios de luz são prazerosamente bem-vindos”, diz.

Cuidados especiais

Apesar de essas plantas gostarem mais do inverno do que do verão, não é necessário tomar cuidado extra com elas – justamente porque é nesta época que elas se dão melhor. “Mas é importante estar atento ao local de plantio, à boa luminosidade desse ambiente e às regas moderadas”, orienta o especialista.

O clima mais seco e a falta de chuvas atingem mais a região Sul e Sudeste do Brasil, mas, apesar disso, não é necessário regar além do normal suas plantas. Regar demais no frio só irá fazer com que sua planta crie fungos e as raízes apodreçam, afinal o sol também é mais ameno e a evaporação da água fica bem mais lenta.

Se estiver com medo de colocar muita ou pouca água, faça o teste do dedo na terra e sinta a umidade. “A dica é evitar regar a terra de canteiros e vasos em excesso. Faça-o somente quando começar a secar. E não tenha medo: a mistura de água e frio não queima essas plantas.”

Agora que você já sabe quais são as flores que se dão bem no frio, é hora de escolher o melhor lugar do jardim para plantá-las. Lembre-se que qualquer espaço pode ser bom desde que tenha muito sol. “O importante é ter luminosidade solar direta, que é do que elas mais precisam”, explica Benedito Abbud.

O inverno também não é a época mais recomendada para adubações – o melhor mesmo é esperar a florada e somente depois dar nutrientes para a planta germinar e crescer novamente.


Fonte(s) : Revista Casa e Jardim


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts. Tem alguma dúvida? por favor, não esqueça de deixar seu e-mail, quem sabe poderei te ajudar?

Nenhum comentário: