As hortências

Muitas pessoas reclamam que adquirem mudas de hortênsia de determinada cor e, com o passar do tempo elas mudam de cor: de azuis, as flores se tornam cor-de-rosa ou vice-versa.

Por que isso acontece?
Na verdade, o índice de acidez e alcalinidade do solo pode realmente alterar a coloração dessas flores.

Mas se você quer definir a cor da sua Hortência, aí vai o segredo:


Para obter flores na cor Azul:recomenda-se regar o canteiro duas vezes por ano com a seguinte mistura: 20g de sulfato de alumínio (pode ser substituído por pedra ume) diluído em 10 litros de água.



Para obter flores na cor Cor-de-rosa: faça primeiro uma poda na planta, para ajudar a eliminar parte do alumínio contido nas folhas. Depois, transplante-a para um novo canteiro, já preparado com 300g de calcário dolomítico por m2 . Para obter flores na cor Azul-violeta: colocar de molho em água alguns pedaços de palha de aço usadas e depois aplicar a “água enferrujada” nas regas semanais das hortênsias, alternando com outras regas normais.

Fonte(s) : jardim-e-paisagismo.com


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

2 comentários:

Anônimo disse...

tenho uma hotencia ámais de 10 anos só vi as flores delas quando á comprei ,o que esta faltando nela?

Anônimo disse...

Sonya, quando crianca ouvia dizer que cravando um prego enferrujado no caule de um pe de hortenstas a cor das flores ficaria mais amarronzada. Isto e verdade ou so existem as cores branca, azul e rosa?