Aspidistra elatior


















A Aspidistra elatior é uma planta utilizada apenas para a decoração interior, originário da China e do Extremo Oriente. Pertence à família das Liliaceae. É uma planta perene, muito robusta e de tamanho médio. A unidade desenvolve-se a partir de um caule subterrâneo carnudo que são chamados de rizomas, as folhas são cauliformes (folhsa pontiagudas). Em um longo pecíolo se expandem limbos lanceolados em tons de verde escuro e que podem adquirir tons esbranquiçados como ocorre na "Variegata"A flor é de cor roxa intensa, carnosa e cupuliforme, só é possível aparecer perto ao solo, quase sem pendúculo e dura somente serca de um dia.


Desenvolvimento: é uma planta de crescimento lento . Pode desenvolver 4 a 5 folhs anualmente. Estas folhas têm cerca de 30 a 40 cm, dependendo da variedade.


Longevidade: é uma das mais longas dentre plantas.


Época de floracão: irregularmente nos meses de verão.

2. Multiplicação.

Se realiza preferencialmente na primavera-verão através da divisão da planta

Separa-sepor porções de rizomas, com pelo menos uma ou duas folhas que são colocados individualmente em um meio poroso. A adubação não deverá ser iniciada até que tenha começado crescer as raízes e emitir uma nova lâmina..

3 . Cultivo.

Temperatura: desenvolve adequadamente com 10/15 º C, embora possam sobreviver com temperaturas mais baixas com proteção frente às geadas..

Luz:
não exige muita luminosidade, exceto a“Variegata” que necessita de muita luz por esta ter menos clorofila

Substrato: para o rizoma, não acumular água (e há ameaças de doença), é fundamental que o substrato tenha uma boa drenagem, ou seja, adequado substrato poroso, como uma mistura de solo húmus e esterco ou de uma mistura de casca de pinus turfa neutralizada.


Irrigação:
deve ser regada moderadamente ao longo do ano, no inverno e reduzirá o abastecimento de água.

Adubação: Um bom equilíbrio seria 3:1:2, dando um total concentração de 100 ppm

4. Pragas, Doenças e Fisiopatias.

4.1. Pragas

Tal como para os parasitas que podem acomodar, é também sensível à presença da cochonilha fofo e vermelho aranha, que aparecem na face inferior das folhas.

4.2. Doenças:.

As folhas podem ser atacadas pelo fungo Colletotrichum e cercosporiose.

4.3. Fisiopatías.

Excesso de secura na atmosfera produz manchas amareladas que evoluem para uma cor acastanhada, por isso, em creches ou lares deve ser aquecida com água a pulverização das folhas regularmente.

É uma planta sensível ao flúor, que pode produzir queimaduras em suas folhas, por isso é aconselhável regá-la com água da chuva, que não contém cloro.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: