Margarida-do-cabo (Osteospermum ecklonis)

Nome Científico: Osteospermum ecklonis


Nome Popular: Margarida-do-cabo, margarida-africana


Família: Asteraceae


Origem: África do Sul


Ciclo de Vida: Perene

A margarida-do-cabo é uma herbácea muito florífera e bela. Sua folhagem é entouceirada, podendo ser ereta ou prostrada. As folhas são verde escuras, denteadas, um pouco suculentas e com a nervura central saliente. Os capítulos florais são grandes, solitários ou em grupos de dois ou três. As flores do centro são numerosas e pequenas e de coloração roxa a azulada. A colora expandida das flores externas pode ser de cor branca, rosada, arroxeada, com o verso de tonalidade mais escura, dependendo da variedade. Em resumo, podemos descrever que as cores desta margarida, formam um degradeé interessante do centro para as bordas.

Pode ser plantada isolada, em bordaduras ou em maciços; assim como em vasos. É bastante atrativa para borboletas, seu principal polinizador. Deve ser cultivada a pleno sol, embora tolere uma sombra parcial durante o dia. O solo deve ser bastante fértil para uma floração abundante, enriquecido com matéria orgânica e regas regulares.

As margaridas-do-cabo multiplicam-se por sementes que muitas vezes germinam expontaneamente próximo à planta mãe, assim como por divisão das touceiras.

Elas são tolerantes às geadas e secas e suscetíveis ao encharcamento por longos períodos.

Apesar de perene, os canteiros devem ser reformados bienalmente através da poda ou com o plantio de novas plantas.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: