Cephalotus follicularis

Esta planta deve ser tratada com um certo cuidado. São frequentes os relatos de plantas com um aspecto saudável morrerem sem explicação. Mas o maior perigo é o apodrecimento das suas frágeis raízes.

Descrição:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Cephalotaceae
Genero: Cephalotus
Espécie: Cephalotus follicularis

Gênero de espécie única, essa é uma das plantas mais desejadas pelos colecionadores de plantas insetívoras. Seu nome, do grego “Cephalus”, significa “que tem forma de cabeça”.
Constitui uma erva de pequeno porte, com flores pequenas, regulares e hermafroditas. Apresenta folhas dispostas em roseta, com caracterização dimórfica.
Naturalmente elas ocorrem ao longe de uma estreita faixa costeira, no extremo Sudoeste da Austrália. Lá ocorre um clima similar ao Mediterrâneo, com verões secos e quentes e invernos frios e úmidos. As plantas crescem em áreas permanentemente úmidas, próxima a pântanos. O solo geralmente é composto de turfa. Geralmente é encontrada acompanhada de Drosera hamiltonii. As sementes possuem crescimento lento. Possui a particularidade de formar dois tipos de folhas: quando os dias vão ficando mais longos na primavera elas produzem várias folhas não-carnívoras. No verão as armadilhas começam a crescer ao fim de pecíolos alongados. A planta diminuiu ou pára o seu crescimento no inverno, porém se mantém verde. A floração ocorre geralmente no verão. Suas armadilhas, ou urnas, usualmente medem de 2,5 a 3,2 cm. Uma forma, descrita como gigante, pode desenvolver urnas de 5 a 7 cm. Quando expostas a luz solar podem adquirir uma coloração vermelha intensa, do contrário, possuem a cor verde.

Cultivo ornamental:

Solo: se dão em uma mistura de uma parte de turfa e duas partes de areia ou perlita.

Vasos: vasos de plásticos são os mais indicados, porém de adaptam bem em vasos de cerâmica ou vitro-cerâmica. Sempre usar vasos com drenagem (furo). Água para nas raízes irá ocasionar o seu apodrecimento. A temperatura do vaso é importante para o cultivo, sendo recomendável que ela permaneça amena e estável o máximo de tempo possível. Vasos grandes e de cores claras podem ajudar.
Não se esqueçam, é fortemente recomendado utilizar vasos de uma dimensão razoável. Uns 15 ou 20cm. O Cephalotus vai tentar expandir-se, e é isso que queremos :)

Regas: utilize o método de rega pele prato. Deixe a água secar completamente do prato antes de regar novamente.
O excesso de água é frequentemente a maior causa de morte nos cephalotus. Se as folhas apresentarem uma cor amarelada, é porque a rega está em excesso e deve parar imediatamente. Retire as folhas que começam a apodrecer para que não se alastre a toda a planta. retome a rega somente quando a planta estiver fora de perigo e novas folhas se desenvolverem correctamente.



Luz: exposta ao sol direto ou meia-sombra. Quanto mais sol, mais cor. Mas cuidado com sol excessivo, pode secar a planta abaixo de níveis aceitáveis.

A luminosidade também joga um importante papel no desenvolvimento saudável desta planta carnivora.

A luminosidade irá alterar o aspecto "físico" do Cephalotus. Com uma fraca luminosidade o Cephalotus apresenta um aspecto verde com umas folhas grandes com tons de verde ou mesmo branco. Com uma forte luminosidade as folhas serão memores mas com tons purpúreos.


Clima: verões moderados e invernos frescos. A planta pode morrer em longos períodos de calor intenso ou frio.

Fertilização: aceita fertilização moderada ocasional, o que pode ser bastante benéfico para suas folhas, usar fertilizante de orquídeas e epífitas diluídos 5 X a mais que o normal.

Terrários, janelas e greenhouses (estufas): essa planta se adapta bem a essas modalidades de cultivos. Pode ser cultivada numa janela que pegue sol durante uma parte do dia.

Propagação: As flores devem ser polinizadas com um pincel. Após algumas semanas aparecerão os frutos pilosos, alguns irão possuir sementes viáveis. A viabilidade das sementes não é muito longa, logo suas sementes devem ser congeladas imediatamente por dois a quatro meses no máximo. Sua semeadura imediata pode ser realizada, no mesmo solo de cultivo ou sphagnum úmido. O ideal é estratificar a semente, mantendo-a úmida e resfriada por 2-3 meses. Com luz e temperaturas quentes a semente irá germinar após algumas semanas (em alguns casos pode demorar meses...). De crescimento lendo, suas rosetas podem levar um ano para crescer 2,5 cm.

Propagação 2: a forma mais rápida de se obter mudas desta planta é através de corte de folhas. Retire uma folha do rizoma, o mais próximo possível da base. Deixe esse corte sob sphagnum úmido, e cubra com meio de cultivo a base cortada do pecíolo. Cobrir com plástico ou outra estrutura adequada. Mantenha na claridade com temperaturas amenas. Após alguns meses a planta já terá desenvolvido raiz e pode ser transferida para um pote. Uma planta madura pode ser obtida por esse método em dois anos.



Uma técnica consiste em manter o Cephalotus com baixa luminosidade até as urnas crescerem e depois aplicar mais luz para estas apresentarem os tons mais garridos.

O Cephalotus não necessita de um período de dormência. O que faz dele uma excelente planta para manter em Terrarium.

Uma temperatura entre 16º e 27º (30º também é tolerada) convêm perfeitamente. Portanto uma estufa ou terrario temperado é o ideal.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: