Fórmio ( Phormium tenax – )

Phormium tenax
  • Nome Científico: Phormium tenax
  • Nome Popular: Fórmio, linho-da-nova-zelândia, fibra-da-nova-zelândia, cânhamo-da-nova-zelândia
  • Família: Hemerocallidaceae
  • Origem: Nova Zelândia
  • Ciclo de Vida: Perene
O fórmio é uma planta vigorosa, com rizomas bem desenvolvidos e folhagem ornamental. Suas folhas em forma de lâmina, são muito longas, eretas e podem alcançar 3 m de altura. Há muitas variedades de fórmio, com folhas verdes ou avermelhadas e com margens e listras longitudinais de cores diferentes, como amarelo, o branco, o laranja, o róseo e o roxo.

As inflorescências surgem na primavera, são altas, com numerosas flores vermelhas e dependendo da variedade tem maior ou menor importância ornamental.

As flores atraem beija-flores.Sua folhagem vistosa, a torna apropriada para o cultivo isolado em vasos, como bordadura ou em grupos irregulares, e até mesmo em renques junto a muros ou lagos.

É versátil e muito rústica, adequando-se perfeitamente a jardins de estilo tropical, contemporâneo ou de pedras. Seu efeito é um tanto expressivo e deve ser usada com moderação e bom senso, para não tornar o jardim cansativo. Na Nova Zelândia, as fibras extraídas das folhas de fórmio, são utilizadas em cestarias e outros artesanatos pelos Maori, que também o utilizam como planta medicinal.

Deve ser cultivado a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil, enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. Pode ser plantado em terrenos úmidos, como planta palustre, próximo a lagos e espelhos d’água, assim como no litoral. Tolerante a uma ampla faixa climática, desde o clima temperado até o tropical. Multiplica-se por divisão das touceiras e por sementes.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

3 comentários:

Unknown disse...

qual a distancia que deve deixar entre um formio e outro?

Anônimo disse...

A flor do formio é de corte ou não deve ser removida?

Unknown disse...

Os formios de nosso jardim floresceram aopós tres anos desde que foram plantados. Sua flores são de corte ou devem ser preservadas?