Cerejeira ornamental - ( Prunus serrulata)

  • Nome Científico: Prunus serrulata
  • Nome Popular: Cerejeira-ornamental, Cerejeira-do-japão, Sakura, Cerejeira-ornamental-do-japão, Cerejeira-japonesa
  • Origem: Japão
  • Ciclo de Vida: Perene

A cerejeira-ornamental é uma árvore decídua, de médio porte e floração decorativa, largamente utilizada no paisagismo.

Seu tronco é cilíndrico, delgado, simples e curto, com casca rugosa, de cor marrom-acinzentada e lenticelas horizontais proeminentes.

A árvore apresenta altura de 4 a 10 metros, com copa mais ou menos densa, em forma de vaso e 3 a 4 metros de diâmetro. As folhas são alternas, ovaladas, acuminadas, com margens serrilhadas e nervuras bem marcadas.

Elas surgem com uma tonalidade bronzeada, se tornam verdes e mudam para o amarelo ou vermelho no outono, antes de cair.

As flores desabrocham no fim do inverno e primavera, unidas em grupos de duas a cinco em inflorescências do tipo rácemo.

Elas não têm perfume e podem ser simples ou dobradas, de cor branca ou em diversas tonalidades de rosa, de acordo com a cultivar. As cerejas surgem no verão atraindo muitos passarinhos.

Elas são frutos do tipo drupa, com forma globosa a ovóide, casca brilhante, de cor vermelha escura a preta, polpa carnosa e adocicada, envolvendo uma única semente. As cultivares desta espécie raramente frutificam.

A cerejeira-ornamental é uma árvore de beleza incomparável, que se modifica a cada estação. O melhor efeito se obtém com a planta isolada, em destaque, mas também pode ser utilizada em renques, ao longo de alamedas ou em grupos, formando pequenos bosques.

De baixa manutenção, praticamente não requer podas, necessitando apenas a remoção de ramos doentes, mal-formados e secos. É a árvore símbolo do Japão, onde anualmente atrai milhares de pessoas às praças e parques durante sua floração.

Os frutos são comestíveis quando maduros e de suas flores se faz chá. Presta-se ainda para o plantio em vasos e para a formação de Bonsai.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, neutro, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente. Planta de clima temperado que necessita de estações bem marcadas para florescer de forma satisfatória.

Por este motivo não é indicada para regiões equatoriais e tropicais, salvo em regiões de altitude elevada. Seu crescimento é moderado e a floração é precoce. Não tolera encharcamento e podas drásticas.

Resiste ao frio, geadas e curtos períodos de estiagem. Multiplica-se por enxertia, estaquia e mais facilmente por sementes.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

8 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde eu gostaria de saber onde comprar uma muda de derejeira em Curitiba.
Obrigada
Évelin Greinert.

Luiz Gustavo disse...

oi gostaria de saber qual o fruto, dos vários que existem, é o certo para plantar uma cerejeira do tipo citado pois a variedade de cerejas e grande. se possivel também gostaria de saber onde encontro sementes ou mudas de sakurá em são paulo. Obrigado abaixo segue meu E-mail.

gugafire_@hotmail.com

Dêkoo disse...

Boa Noite...

Muito boa matéria sobre a cerejeira, e eu estou interessada em adquirir uma muda de cerejeira na região de Curitiba, onde posso encontrar?

Anônimo disse...

Olá, sou Fernanda de Sp. Peguei alguns galhos da cerejeira e a coloquei na aguá. Minha pergunta é se a colocar na terra sera que virará uma muda.?

Anônimo disse...

Olá, gostaria de informações sobre o tratamento e a quebra de dormencia para se plantar com sucesso sementes da cerejeira do japão(sakura). Ficaria muito grato por uma resposta.
Atenciosamente Jonathas
jonathas_vet@hotmail.com

Anônimo disse...

gostaria de saber como plantar cerejeira , é galho ou semente ? e que época do ano é melhor de se plantar ? espero em breve a res posta , abrigada

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa tarde!!

A Cerejeira ornamental (Prunus serrulata)multiplica-se por enxertia, estaquia e mais facilmente por sementes.

Para maiores detalhes sobre o assunto entre no link http://www.plantasonya.com.br/category/tecnicas-de-propagacao

Lá você encontrará passo-passo todo tipo de técnicas de multlicação.

Abraços.

Anônimo disse...

Gostaria de saber onde comprar muda de cerejeira sakura em Curitiba
ELISABETH DALL´ONDER.

EU E-MAIL: beth0803@hotmail.com