E Inverno, deixe as plantas dormirem

As plantas como os seres humanos, também necessitam de repouso.

Elas preferem o inverno para tirarem um cochilo reparador. Ele revigora suas funções biológicas e assim prepara para um novo ciclo de vida, que chega com a primavera.

Durante o sono, o crescimento vegetativo da maioria das plantas estaciona, ou ocorre bem devagar. Por isso qualquer esforço sentido

De torná-las producente é nulo. Assim, é bom usar menos adubo e água, além de não interferir na terra. Essas são as dicas que valem para quase todas as plantas, com exceção do gerânio, da azaléia, da paineira, do ipê e da primavera, espécie que exigem cuidados especiais no período de frio.

O amarelecimento das folhas, nessa época, é um sinal dado pelas plantas, advertindo que estão hibernando. Nos casos mais extremos, como das bulbosas típicas, gladíolos, frésias, lírios, dálias e anêmonas, as plantas passam por uma inatividade subterrânea. Por isso secam completamente suas partes aéreas. Os bulbos, então precisam ser arrancados, liberados do excesso de terra, que os recobre, e guardados em sacos plásticos perfurados para que não se ressequem ou deteriorem. Após quatro meses eles deverão ser replantados.

Algumas espécies, como as suculentas, por exemplo, mostram uma surpreendente vontade de viver e até dispensam a hibernação, se tiverem boa luminosidade e água suficiente.

Em meados de julho, a maioria das plantas que adormecem começa a despertar, voltando à vegetação plena em agosto, para florirem no mês das flores, a primavera.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: