Couve Ornamental - (Brassica oleracea var. acephala)

Nome Científico: Brassica oleracea var. acephala.

Nomes Populares: Couve ornamental.

Família: Brassicaceae.

Origem/História: Admite-se que o antepassado das brassicas tenha tido origem nas zonas costeiras da Europa e Mediterrâneo, tendo o processo de selecção que deu origem às couves repolho ocorrido nas regiões do Norte da Europa.

Descrição: A couve é uma planta herbácea, com sistema radicular aprumado e superficial, com caule curto durante a fase vegetativa. As folhas das couves ornamentais são dispostas em roseta, com folhas centrais brilhantes, de cor branca ou violeta, são grossas, algumas com a superfície do limbo enrugada, simples, alternas e inteiras. As flores são perfeitas dispostas numa inflorescência que é um rácimo. O fruto é uma síliqua.

Sementeira: Semear no local definitivo entre Maio-Junho ou em estufa ou estufim entre Março-Abril.

Transplantação: Entre Junho-Julho.

Luz: Boa luminosidade.

Solos: As couves ornamentais adaptam-se a diferentes tipos de solos, preferindo os de textura leve, soltos e bem drenados.

Rega: Regular.

Adubação: Não são exigentes em fertilizantes, podendo-se incorporar no solo adubo orgânico bem composto antes da plantação.

Resistência: São mais rústicas e menos exigentes em fertilizantes do que as couves repolho. São resistentes ao frio, podendo suportar temperaturas até os -8 Cº. Toleram a exposição a climas marítimos e adaptam-se a diferentes tipos de solos.

Pragas e Doenças: Afídeos, alfinete, áltica, falsa potra, lagartas, mosca da couve, mosca branca da couve, nóctuas, traça da couve, nemátodes, míldio das crucíferas, pé negro, podridão cinzenta, ferrugem branca, potra.

Multiplicação: Semente.

Utilização: Canteiros e jardins, arranjos florais.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Um comentário:

keilatlima disse...

Cara Sônia, quero agradecer por sua sensibilidade em compartilhar conosco suas experiências com as plantas. Sobre a couve ornamental, pergunto: ela é indicada para alimentação humana?