As Plumérias e suas variações de cores

Pluméria

Pluméria

A Pluméria é muito popular no Havaí onde são cultivadas inúmeras variedades e as flores são utilizadas na confecção dos colares típicos usados na recepção de seus visitantes.

A Pluméria é conhecida internacionalmente como “frangipani”, é nativa das regiões tropicais das Américas e pertence à família das apocináceas , a mesma das alamandas.

Aqui no Brasil a Pluméria ficou conhecida como jasmim-manga e é muito cultivada em praticamente todas as regiões. As Plumérias possuem caules grossos e roliços com abundante seiva leitosa, recobertos por uma casca lisa em tonalidade bronzeada ou acinzentada.

Suas folhas são grandes e elípticas agrupadas principalmente nas extremidades dos galhos e caem parcial ou totalmente no inverno. Suas flores abrem-se em sucessão de outubro a abril e são em forma de funil com consistência cerosa e reunidas em inflorescências terminais.

Há variedades de flores vermelhas, rosas, brancas, alaranjadas e outras, e é comum em quase todas as variações a presença de mais de uma cor na mesma flor.

A floração fica mais intensa a partir de novembro.
No Mercado de Flores da CEASA Campinas é bastante fácil encontrar mudas de plumérias nas mais diversas tonalidades de cores, em tamanhos que variam de 90cm até 2m de altura.

DICAS DE CULTIVO : As plumérias são plantas bastante fáceis de cultivar, requerem plena exposição ao sol preferindo clima tropical, quente e seco, não tolerando geadas ou solos encharcados. Sua propagação é feita principalmente por estacas pois a multiplicação por sementes é bastante lenta.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: