Dicas para comprar e cultivar plantas e flores

1 – Escolha as plantas que se adaptem melhor ao clima e as condições da sua casa ou jardim (incluindo incidência de sol na casa/jardim, disponibilidade que você terá para regar e podar as plantas, etc.)

2 – Conheça bem o vegetal que você está comprando. Peça maiores detalhes ao funcionário da floricultura ou viveiro, e não se esqueça de se informar se a planta em questão é venenosa ou tóxica, pois tais plantas podem ser muito perigosas e causarem acidentes, principalmente em casas onde tenham crianças pequenas ou cachorros “descontrolados”.

3 – De preferência para comprar em estabelecimentos especializados, como floriculturas e viveiros próprios, pois os mesmos costumam oferecer produtos com maior rigor de qualidade do que locais genéricos.

4 – Não escolha plantas que tenham folhas murchas, amareladas, com borda ressecada ou com buracos.

5 – Observe bem a parte inferior da planta, para ter certeza que não existem manchas ou indícios de que a planta sofre com doenças causadas por fungos. Pois há também o risco dessa nova planta, ao ser adquirida, contaminar os demais vegetais já existentes no local.

6 – Evite as plantas que estejam com pouquíssimas folhas ou caules mal desenvolvidos.

7 – Preste muita atenção no recipiente no qual você compra o vegetal. O vaso deve ser proporcional com o porte da planta, para que não haja o risco da raiz do vegetal seja mal desenvolvido ou que haja problemas na hora de implantar a planta ao jardim.

8 – As raízes devem ser abundantes e ter coloração clara (o que indica boa saúde e desenvolvimento regular). Raízes muito escuras geralmente significam sintomas de apodrecimento, geralmente causadas por encharcamento.

9 – Dê preferência a plantas que tenham muitos botões de flores ainda por abrir, em vez de escolher as plantas com várias flores já abertas.

10 – Plantas pequenas e com brotos novos são mais baratas e possuem melhor adaptação do que as plantas já mais antigas e maiores.

11 – Não escolhas plantas cujas raízes se encontram na superfície do solo ou tenham se desenvolvido nos orifícios de drenagem dos vasos. Isso é um claro sinal que as plantas já se encontram a muito tempo no mesmo vaso.

12 – Em vegetais de médio e grande porte, é sempre bom dar uma puxadinha no caule, forçando um pouco a planta para fora do solo para comprovar que o vegetal permanecerá imóvel e bem fixado. Quando as raízes saem com facilidade é sinal de que a planta foi recém transplantada para a terra, e isso significa que a mesma poderia ter vários problemas de se manter fixa no solo.

13 – Se a planta estiver seca, com mofo na superfície ou com algum sinal de erva daninha, o melhor é escolher outro exemplar.

14 – Muito cuidado no transporte da planta da floricultura para o seu jardim. O ar-condicionado muito frio do veículo pode afetar as plantas mais sensíveis. Principalmente no Brasil, onde as maiorias das plantas cultivadas são de origem tropical.

15 – Hoje em dia é possível comprar várias plantas por telefone e pela internet. Caso opte pela comodidade, consulte o catálogo online e se possível, as referências da loja.


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Um comentário:

nahilton_v@hotmail.com disse...

Boa tarde, Sônia! Como poderei avaliar as raizes da planta, como sugeriu em seu texto, se as mesmas se encontram enterradas não tendo como visualizá-las?! Obrigado e aguardo resposta...