Cabeleira-de-velho - Euphorbia leucocephala

Nome Científico: Euphorbia leucocephala

Nome Popular:
Cabeleira-de-velho, neve-da-montanha, leiteiro, cabeleireiro-de-velho, flor-de-criança, cabeça-branca

Família:
Euphorbiaceae

Divisão:
Angiospermae

Origem:
América Central

Ciclo de Vida:
Perene

A cabeleira-de-velho é um arbusto semi-lenhoso e lactescente (de seiva leitosa) muito ornamental.

Apresenta caule bastante ramificado e de casca marrom claro a acinzentado. Sua copa é arredondada e compacta e seu porte é pequeno, atingindo de 2 a 3 metros de altura. Suas folhas são elípticas, verdes e decíduas. As inflorescências do tipo umbela, surgem no outono e inverno.

Elas são constituídas por pequenas flores brancas em forma de estrela circundadas por brácteas vistosas, de coloração branco-creme.

É uma planta fantástica, de baixa-manutenção, que perde suas folhas no outono-inverno e floresce abundantemente, ficando completamente branca.

No paisagismo, ela pode ser valorizada através do plantio isolado, em grupos e até mesmo como cerca viva informal. As podas, quando bem conduzidas, deixam a planta com aspecto ainda mais compacto e bonito.

Apesar de arbustiva, a cabeleira-de-velho pode ser conduzida como arvoreta, através de podas de formação. Curiosamente, a iluminação artificial à noite, pode inibir ou atrasar o florescimento da planta. Seu plantio deve ser evitado em áreas de circulação de crianças e animais domésticos pois é tóxica.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, muito bem drenado, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. É tolerante a períodos de estiagem e situações de meia-sombra, mas floresce menos nestas condições.

Aprecia adubações bimestrais nos meses quentes do ano. Também aprecia o frio subtropical, apresentando florações mais intensas. As podas devem ser realizadas após o florescimento e com moderação, sendo que não se deve podar mais que 1/3 da planta.

Tome o cuidado de utilizar luvas durante o manejo da planta, pois sua seiva tóxica pode irritar a pele. Multiplica-se por sementes e por estacas.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá,
Meu nome é Igor, sou morador de Belo Horizonte (MG). Fui a zoo da cidade e vi uma cabeleira-de-velho toda florida. Muito linda!!! Gostaria de saber como faço para conseguir uma muda. Já pesquisei em vários locais e não tive sucesso...
meu e-mail: igor@otempo.com.br

Jardimverticalemcaxiasdosul disse...

Ola, sou o Elvio de caxias do sul, e tambem procuro mudas de euphorbia leucocephala para comprar e nao encontro, caso possam me ajudar a encontrar, agradeço desde ja. elvioaraujo@gmail.com

Unknown disse...

bom dia sou silmara de agua boa mato grosso, comprei um arbusto neve da montanha ( euphorbia leucocephala) mas tenho algumas duvidas sobre o cuidade dela se vc poder me dar algumas dicas...
sil_mbrum@hotmail.com