Bambu-de-jardim (Bambusa gracilis)

Nome popular: Bambu-de-jardim; Bambuzinho-de-jardim; Bambuzinho-amarelo; Bambuza.


Nome científico: Bambusa gracilis.


Família: Graminae (Poaceae).


Origem: China e Japão.


Observações: Arbusto de textura lenhosa, rizomatoso, de colmos finos, com 3 a 4 m de altura. Suas folhas são inicialmente verdes, se tornando amareladas com o tempo, sendo extremamente ornamentais.


A planta não possui florescimento em nossas condições climáticas. É tolerante ao frio.


Cultivo: É cultivado a pleno sol ou a luz difusa, como planta isolada, em renques acompanhando cercas, paredes, muros e em conjuntos ou maciços, como solo fértil, rico em húmus e irrigado periodicamente.


A insolação enaltece o tom amarelado das folhas


Multiplica-se facilmente por divisão de touceira, principalmente se efetuado na primavera-verão, plantando em solo fértil e abundantemente irrigado.





Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.Obrigada.

5 comentários:

Unknown disse...

tenho um bambuzinho plantado em um vazo depois de alguns meses ele esta caindo todas as folhas parece estar morrendo o que devo fazer existe alguma soluçao obrigado

FATIMA disse...

Tenho uma gatinha que gosta de comer as folhas do meu bambuzinho, que fica no meu pátio. Gostaria de saber se ele é venenoso, porque hoje eu observei que ela vomitou somente as folhas mastigadas do bambú com um líquido avermelhado, como se fosse sangue misturado a saliva dela. Obrigada
Fátima - Porto-Alegre/RS

Anônimo disse...

plantei uma muda de bambuzinho em meu jardim o espaço é pequeno e agora que comecei a pesquisar fiquei preocupada se deveria cerca-lo com cimento ou tijolos para não aumentar

luana disse...

Olá Sonia!
muito bacana sua publicacao.
Tenho bambusa ha 7 anos plantada em uma grande área cercada por um canteiro de cimento e todos que o veem ficam sempre admirados pela sua exuberancia e beleza.
Nos ultimos 4 meses a bambusa está com inumeros cachos secos de sementes e praticamente nao tem folhas verdes só ramos e ramos de sementes secas.
Estou preocupada será que ele esta soltando sementes porque vai morrer
ou sera que o solo está pobre.
agradeço a atenção.
Abs
Luana

luana disse...

Olá Sonia!
muito bacana sua publicacao.
Tenho bambusa ha 7 anos plantada em uma grande área cercada por um canteiro de cimento e todos que o veem ficam sempre admirados pela sua exuberancia e beleza.
Nos ultimos 4 meses a bambusa está com inumeros cachos secos de sementes e praticamente nao tem folhas verdes só ramos e ramos de sementes secas.
Estou preocupada será que ele esta soltando sementes porque vai morrer
ou sera que o solo está pobre.
agradeço a atenção.
Abs
Luana