Paphiopedilum callosum

Originário da Tailândia, Laos, Cambodja, Malásia e Vietname, encontrado em florestas húmidas entre os 300 e os 1.300 m de altitude. A var. sublaeve, mais conhecida por var. thailandense, é bastante mais pequena (e mais fácil de se encontrar à venda) que a tipo. O meu Paph. callosum albino, que é o var. sublaeve, tem metade do tamanho deste - mas a flor, embora mais pequena, não o é na mesma proporção. Foi descrito em 1886, mas a sua descoberta terá ocorrido cerca de 20 anos antes da publicação da descrição.

É uma espécie bastante comum no cultivo, mas mais popular ainda é a linha de hibridação criada a partir dele: é um dos progenitores do famoso Paphiopedilum Maudiae, e da maior parte dos híbridos genericamente designados por 'tipo Maudiae' que encontramos com tanta frequência à venda hoje em dia.

Naturalmente menos robusto que a sua descendência híbrida, é no entanto bastante fácil de cultivar e florir: um substrato com boa drenagem, boa luz indirecta com alguma incidência directa de manhã ou ao fim do dia e regas regulares (evitando que o substrato fique ensopado) garantem uma plantinha feliz!


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Nenhum comentário: