Trepadeira mexicana (Senecio confusus)

Nome Científico: Senecio confusus



Nome Popular: Trepadeira-mexicana, jalisco, flama-do-méxico, senécio-confuso


Família: Asteraceae



Origem: México


Ciclo de Vida: Perene

A trepadeira-mexicana, é uma liana muito graciosa e ornamental, ótima para jardineiros iniciantes pela facilidade de cultivo.

Sua ramagem é muito ramificada, de textura semi-lenhosa e apresenta folhas cordiformes ou em seta, com margens serrilhadas e coloração verde-escura.

As inflorescências são grandes, semelhantes a margaridas, com corola alaranjada e centro amarelo, que se torna vermelho com o passar do tempo.

A floração se extende pelo ano todo em regiões quentes, mas é mais abundante na primavera.

Por sua rusticidade e rápido crescimento, a trepadeira-mexicana pode ser utilizada como anual também.

É adequada para cobrir rapidamente suportes, como cercas, muros, treliças e esconder objetos no jardim, como entulhos por exemplo. O plantio junto à árvores ou palmeiras que sirvam de suporte cria um belíssimo efeito também. Seu porte não é muito avantajado, normalmente não cresce mais que 3 metros, o que a torna adequada mesmo para pequenos jardins. Atrai muitas borboletas.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares no início. Não é tolerante ao frio ou às geadas.

Tolera a seca e as podas semestrais. Em clima temperado pode ser cultivada como anual. Multiplica-se facilmente por sementes, estaquia ou mergulhia.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.Obrigada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito das informações sobre a trepadeira mexicana.Estou querendo compar uma muda que tenha um tamanho razoável,você pode me indicar onde posso comprar?
Obrigada
Maria Graça