Cematites



As clematites são trepadeiras pouco divulgadas entre os jardins portugueses. A clematite é uma planta trepadora que requer exigências especiais. Ela gosta de locais luminosos por vezes ensolarados, mas a parte inferior da planta deve ficar sempre fresca e à sombra.



Regras de plantação:

Abrir um buraco de 40 a 50 cm de profundidade.
Fazer uma camada de drenagem de 20cm de espessura composta de gravilha e cacos.
Fazer um bom substrato permeável (misturando terra/composto/areia do rio)e colocar a planta com o torrão no buraco de maneira que a parte superior fique à mesma altura da superfície da terra.
Encher com a mistura, fazer uma cova para rega e regar de seguida generosamente.Cobrir a terra de composto e tapar a terra junto ao pé da planta com pedaços de telhas ou cacos de vasos (ou plantar plantas baixas que façam sombra à base dos caules).

As raízes devem ficar sempre à sombra.

Deixar o tutor que a planta possa trazer durante o primeiro ano após a plantação.

As clematites são divididas em três grupos diferentes no que diz respeito à poda.
O grupo 1: As clematites deste grupo florescem cedo e requerem a poda menos drástica.Nem sempre é necessário usar a tesoura de poda. Incluem-se neste grupo as C.alpina, a C. armandii, a C.cirrhosa, a C.macropetala e a C.montana.


Clematite montana

O grupo 2: Este grupo contém as clematites híbridas, de flor grande e que florescem no início/meio da estação:será apenas necessária uma poda ligeira, no final do Inverno ou princípio da Primavera. Pertencem a este grupo a clematis Doctor Ruppel, a C.Marie Boisselot e a C. Miss Batman.


C.Marie Boisselot

Grupo 3: Estão neste grupo as clematites híbridas de flores grandes, as que surgem no final da estação e também as de flores pequenas.Precisam de ser bem podadas no início da Primavera.São exemplos a clematis x durandii, a c.tangutica e a C.rehderiana.


clematite durandii

De qualquer forma quando se compram as clematites vem assinaladas a qual dos três grupos pertencem e o tipo de poda a efetuar.



Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

Um comentário:

MARCIACRISTO disse...

andenouOi, gostaria de saber se as cematites podem ser plantados no sul do país SC e se florescem facilmente, tempo de floração. Como posso comprar uma muda.

Obrigada Márcia