Cica (Cycas circinalis)

Nome Científico: Cycas circinalis


Nome popular: Cica


Família: Cycadaceae


Origem: Madagascar e África tropical.


Porte: atinge até 3 metros de altura.


Características: Arbusto dióico, semi lenhoso, tem as folhas muito macias e suavemente curvadas nas extremidades. O crescimento é muito lento e a planta tem uma vida muito longa.

Observações: Pertencente à família Cycadacea, as Cycas, único gênero nessa família, são verdadeiros fósseis vivos, tendo sido muito abundantes no período jurássico

São de alto valor comercial e se dividem aproximadamente 65 espécies, dentre elas, se destacam: Cycas revoluta e Cycas circinalis. São de grande aplicação no paisagismo.

São divididas entre machos e fêmeas, sendo que as machos possuem menos manchas nas folhas. Possuem crescimento muito lento, de aproximadamente 1 a 2 cm por ano, o que garante altos preços no mercado.

Cultivo: É recomendável o plantio em sol pleno, sendo que em climas mais quentes ela pode ser plantada em meia-sombra.

Suportam bem o frio e condições secas e úmidas, mas são mais sensíveis à falta d'água nos períodos após o surgimento de novas folhas.

Sua reprodução pode ser feita por sementes, cuja germinação e crescimento é muito demorado, ou por separação das brotações laterais.

Vale lembrar que as brotações, depois de retiradas, devem ser secadas por vários dias em local fresco e seco para que não haja apodrecimento após o plantio.




Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.Obrigada.

16 comentários:

Anônimo disse...

comprei uma cica a um ano esta ficando com as folhas amarelas ela tem quatro folhas o que fazer

Unknown disse...

Boa Tarde,

o que você quis dizer com Brotações laterais? São as folhas que nascem na lateral da cyca? Tenho dúvida sobre como tirar o broto certo.

Grata Regina

Anônimo disse...

tenho uma cica plantada ha quase 2 anos ela agora esta aparecendo com as folhas com varis pintinhas amarelas o que é isso ? infestou as folhas parece varias pintinhas bem pequenas em todas as folhaso que será isso?

Anônimo disse...

Tenho uma Cyca de mais de 02 anos, plantada no chão,e agora está ficando feia, amarelando e com bastante pintinhas nas folhas.Como devo proceder para que fique forte e bonita? Vou transferi-la para um vaso.
Aguardo sua orientação. Muito obrigada.

Anônimo disse...

qual o mes da poda,e se acaso, DOTA AS FOLHAS DEVEM SER CORTADA

Anônimo disse...

gostaria de saber quanto tempo leva para as brotações de cyca enraizarem? e como quebrar a dormencia das sementes? Aguardo respostas! le.lon@ibest.com.br

Cheila disse...

Bom dia Regina!
Meu marido tranplantou uma arvore de cica cincinalis antiga de mais ou menos 40 anos. Ja fazem 4 meses e ela não tem dado muito sinal de que quer fazer folhas, mesmo que em baixo existem algumas pequenas.Voce acredita que ela vai pegar ou se ela esta hibernando? O que devemos fazer para que ela tenha força?

leilane disse...

eu tenho uma palmeira cyca com mais de 40 anos e veio uma pessoa aqui e me pediu pra vender ( quero saber quanto custa uma cyca com esta idade)

jose disse...

boa noite
tenho uma cica mas embaixo das folhas tem uns bichinhos sugando a seiva, que fazer p/ acabar com ele. parece um pequeno besouro. a folha fica toda amarela. grato jose

Soraya disse...

Bom dia Sonya.
Tenho uma cyca plantada no chão do lado de fora de minha casa, ou seja, ela está exposta a ação do tempo. Moro em Brasília e na época da seca eu sempre a rego bem. Havia nas folhas umas bolinhas pretas grudadas, eu passei óleo mineral para retirá-las. Nas últimas duas vezes em que nasceram folhas novas, em uma semana elas amarelaram e secaram, sendo que as que estão estão em baixo das novas continuam verdes. Estou muito triste com esta situação. Me ajude! O que posso fazer para que ela voltem a ficar bonitas?
Agradeço a atenção.
Soraya.

Sonia Oliveira disse...

Olá Soraya, boa tarde!
O tratamento para esse problema é muito eficiente e simples. Aplique sulfato de cobre diluído em água conforme orientação do rótulo (cuprodimmy).
A aplicação é via foliar - um spray comum banhando bastante a planta inteira uma vez por semana, no final da tarde. O tratamento deverá durar três semanas, ou seja, somente três aplicações.
Depois disso, faça uma poda nas folhas amareladas.

Espero ter lhe ajudado.

Abraços,

Rogério Nunes disse...

Boa Tarde,
Comprei uma Cica há alguns dias e a plantei no chão, pela manhã ela fica voltada pro nascente e durante a tarde faz sombra no local onde ela foi plantada. Mas as pontas das folhas estão ficando dobradas, como se fossem formar um círculo. O que pode estar acontecendo? E o que devo fazer?

Anônimo disse...

Tenho uma cica mais de trinta anos , era normal quando apareciam folhas novas eu cortava as velhas, ano passado nasceu como se fosse uma flor amarelada eu pensei que fossem as folhas cortei as velhas,são pequenas folhas amareladas e aveludadas, mas folhas mesmo não tem , estou preocupada , peço uma resposta, obrigada

Unknown disse...

na minha cica tem umas bolinhas de cor marrom que eu passo a mão e elas soltam, como se fossem ovos de insetos? oque é isto?

Sonia Oliveira disse...

Olá, boa noite!
Então, se for bolinhas (marron claro, amarelinha) que passando a mão elas caem, pode ser sementes... não tem problema nenhum.

Mas se for manchas nas folhas, tem algum problemas com a planta, falta de algum adubo ou alguma praga.

Abraços.

Bafafá | A moda é você quem faz. disse...

Bom dia,

minha mãe tem uma Cica e ela abriu como se fosse uma flor no centro com folhas aveludadas e marrons. Ta parecendo, agora que já tem um tempo, que elas estao "melando". Contudo, não to vendo brotos para um novo crescimento de folhas. é assim mesmo?