Os segredos de um bom jardim













Quem é que nunca Quem é que admirou um belo jardim em alguma residência ou empresa? Extensos gramados, palmeiras altíssimas, lindas árvores e muitas flores, formas e cores!

Quando observamos um jardim com boa composição e plantas saudáveis, podemos ter a certeza de que ele foi projetado por um bom profissional, um paisagista ou um botânico, ou por pessoas que adquiriram experiência trabalhando com plantas ornamentais.

Se você cultiva plantinhas, já pôde observar que cada espécie de planta possui necessidades diferentes de insolação, umidade e clima. Isso explica o fato de, às vezes, você perder aquele lindo vaso de planta que ganhou em alguma data especial; talvez você não sabia quais eram os cuidados com a espécie.

Para pessoas que desconhecem a necessidade fisiológica das plantinhas que cultivam, existem duas dicas básicas:

  • plantas que dão flores quase todos os meses do ano e/ou suas folhas apresentam cor verde claro necessitam de luz direta o dia todo e água pela manhã e fim de tarde. Por exemplo: pingo-de-ouro, primavera, lírio amarelo, laranja...
  • plantas de folhagem verde escura e que dão origem (ou não) a flores que surgem algumas vezes ao ano necessitam de locais que recebam pouca luminosidade e solo úmido, como o lírio-da-paz, comigo-ninguém-pode, lírio do amazonas...

Claro que existem algumas exceções, mas estas dicas com certeza facilitarão os cuidados com suas plantinhas.

Para aqueles que desejam ter um jardim bonito, ou fazer o jardim da nova casa, antes de tudo é bom observar a qualidade do solo, a incidência dos ventos, a luminosidade e o clima. Assim, evita-se desperdícios e perda de espécies, pois pode ocorrer que aquelas plantas que você admira não encontrem condições de vida para permanecerem naquele cantinho predileto da sua casa.

"O jardim torna-se bonito quando é bem tratado, colocando, no seu cuidado, muito amor e dedicação".


Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.Obrigada.

Um comentário:

Paulo Hoffmann disse...

Boa tarde Sonya. Estou tendo problema com canteiros de pingo de ouro que são podados com frequência. As folhas vão escurecendo até ficarem completamente pretas, como que queimadas e acabam caindo. Poderia dar uma sugestão sobre o que poderia estar causando isso? Obrigado.