Seu jardim dentro de casa

O jardim interno dará frescor ao ambiente onde for colocado



Para quem gosta de plantas e adora aquela leveza que elas conferem aos ambientes, o jardim interno é uma excelente idéia.

Trazer as folhagens e flores do jardim externo para dentro de casa irá humanizar o espaço e oferecer conforto visual.

Gosto muito dos jardins internos, mas antes de montar um, o dono da casa deve se certificar de que a área escolhida possui boa iluminação, pois sem isso as plantas acabam morrendo.

Para fazer esse tipo de jardim, é possível aproveitar os afastamentos laterais entre a casa e o muro, ressalta o arquiteto José Daher Filho.

O jardim interno pode ser fechado com uma porta de correr, que ao ser aberta, fará a brisa circular pelo ambiente.

No local, pode ser trabalhado um paisagismo vertical com bromélias e outros tipo de plantas, para que o espaço
- que geralmente não é muito grande - seja melhor aproveitado.

Além de trazer um frescor para dentro de casa, se for feita uma adequada captação dos ventos e da iluminação, o ambiente ficará mais agradável.

COMO FAZER.

A paisagista da Vila Verde Plantas Ornamentais, Mariúza Lessa, aprecia os jardins internos e os recomenda. De acordo com o gosto pessoal, o jardim pode ter mais folhagens ou mais flores. É preciso, no entanto, ficar atento às espécies escolhidas, já que a maior parte das flores não aguenta ficar em ambiente interno, sem a presença mais forte do sol, ensina.

Lembre-se sempre de escolher espécies que gostam de sombra.

No chão, coloque pedriscos para evitar sujeira na área ao redor e adapte peças de fibra de coco e ferro nas paredes para complementar o paisagismo.

Outras opções são as cerâmicas antiderrapantes, ou um piso mais rústico.

Se houver espaço, dá até para inserir uma cadeira com madeira de reflorestamento, e finalizar com requinte.

Se você prefere as folhagens vai sair ganhando.

Espécies como dracenas, pacová, zameocuca, lanças de São Jorge, palmeira rasis, alicoala, pleomeli e bromélias gostam de ambientes de interior. Para elas, evite a luz direta, no máximo deixe pegar o sol da manhã.

Os jardins internos são como pulmões dos ambientes. É importante que o jardim tenha vento entrando por um lado e saindo pelo outro.



Luz, ar e plantas trazendo mais vida para dentro da casa
MONTE E CUIDE DO SEU JARDIM


Piso. O piso rebaixado em apenas 30 cm já é o suficiente para acomodar plantas, coníferas, pequenos arbustos ou até trepadeiras;

Plantas. O segundo passo deve ser a escolha das plantas, que devem estar adequadas ao espaço do ambiente, às condições de temperatura, luminosidade e circulação de ar;

Materiais. Pedrinhas, cascalhos e conchas sobre a terra dão o toque final ao jardim. Para os de maior extensão, detalhes em madeira e pequenos objetos em cerâmica conferem estilo e personalidade;

Manutenção. Na hora de regar, observe a umidade da terra. Se ela estiver úmida não é preciso regar muitas vezes. É bom fazer uma adubação de seis em seis meses.










Caso tenha alguma dúvida comente e deixe seu e-mail para contato. Obrigada.

2 comentários:

Anônimo disse...

boa tarde sonya,me chamo Paula,tenho uma zameocuca que esta morrendo estou desesperada nao sei o que fazer ,ja morreram 11 galhos ,sera que vc poderia me ajudar meu e_mail paulinhaegabriel@yahoo.com.br grata

Anônimo disse...

Olá Sonia o que vc me aconselharia a plantar beirando o muro externo, plantei algumas orquideas bambú, infelizmente roubaram todas, o bambú musso está secando, está tudo horrivel.