Bromelia Guzmania


Nome Técnico:
Guzmania

Nomes Populares :
Bromélia, estrela escarlate, guzmania-cherry

Família :
Angiospermae – Família Bromeliaceae, subfamília Tillandsioideae

Origem:
Originária do do Brasil, ocorrendo em toda a América Tropical.
Seu nome é uma homenagem a um farmacêutico e naturalista espanhol de nome Anastasio Guzman.

Descrição:
O gênero Guzmania tem aproximadamente 120 espécies todas oriundas de regiões da América Equatorial.

Planta herbácea epífita, com altura de cerca de 30cm, sem a inflorescência, folhas longas, lisas em ambas as páginas cor verde clara, dispostas em roseta.

São plantas que apresentam a roseta semelhante à vriesia, em geral verdes de folhas largas com ou sem espinhos.
Sua inflorescência é uma das mais bonitas entre as bromélias, as flores protegidas por uma haste de folhas avermelhadas ou alaranjadas sem espinhos que passa mais da metade de altura da planta.
A inflorescência ocorre quando a planta atinge o estado adulto, no ápice de uma longa espiga de até 28 cm, com folhas avermelhadas semelhantes a um cetro.
Leva cerca de 2 anos para florescer e a floração dura pouco tempo. A seguir, ocorre a lenta fenescência da planta.

É encontrada em todo o Brasil. Desenvolve-se bem numa faixa de temperatura em torno de 20 a 25 ºC.

Modo de Cultivo :
Este gênero de bromélia necessita de luminosidade mas não tolera o sol diretamente sobre suas folhas, podendo apresentar queimaduras.

Pode ser cultivada em interiores bem iluminados com sucesso.

Local de cultivo à meia sombra com substrato permeável e rico em material orgânico.

O substrato de cultivo deve ser bem permeável, como uma mistura de musgo, fibra de coco e composto orgânico de folhas, adicionando areia para evitar compactação.
A melhor combinação é a mistura em partes iguais de terra comum de canteiro, areia, húmus de minhoca e cascas de pínus picadas em pedaços pequenos.
Estas cascas devem passar por processo de diluição de compostos tóxicos para a planta.
Deixar de molho em um balde com água por uma semana, trocando a água todos os dias. Após isto, poderá deixar secar sobre uma lona e guardar para ir utilizando.

Não há necessidade de encharcar o solo, mas deve-se manter uma certa umidade na parte do tanque da planta, mas não uma grande quantidade, para evitar proliferação de larvas de mosquitos.
Aspergir água sobre a parte central também funciona.

Esta bromélia tem um problema de estabilidade,devido a que sua roseta de folhas é menor que a parte da inflorescência. Tende a cair.
Usar vasos de barro ajuda a que não tombe, ou então, se colocada no solo, colocar um tutor discreto de bambu bem fixo no chão para escorar a planta.

A propagação vegetativa pode ser feita a partir de filhotes nascidos na lateral da planta quando já estiverem emitido raízes, o que costuma ocorrer após seu florescimento.
A propagação por sementes é a mais usada, no entanto.
Recolher os frutos maduros e semear em musgo ou fibra de coco úmido, cobrindo com saco plástico até a emissão das plântulas, o que leva cerca de 2 meses.
Manter a umidade até poder repicar para vasos individuais com substrato preparado.

Paisagismo:
Uma das bromélias mais vistosas quando está para florescer, pois começa a tingir as folhas centrais de vermelho.

Usada em interiores ou em jardins sob a sombra de plantas maiores faz um belo efeito pelo contraste entre o tom verde das folhas e a inflorescência vermelho brilhante.


Fonte: Guia Plantebem

Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.

2 comentários:

Sheila Maysa disse...

Ola...

Tenho Bromelia guzmania na escola que trabalho, mas as folhas estao ficando com aspecto de queimadas e secas principalmente nas pontas,... como devo trata-las p q fiquem sempre viçosas.

Joyce disse...

oi ganhei um vaso de Bromélia guzmania de presente mais não sei como cuidar eu mudei de vaso e as folhas agora estão mais apresentável, mais já fazem dois anos que ela não dá flor o que eu devo fazer?