Os engenheiros agronômicos, técnicos agrícolas, e afins, tem como recurso fungicidas e inseticidas sistêmicos. Estes são perigosos e devem ser usados com bastante cuidado, de preferência com uma consultoria profissional. Mesmo porque ... não podemos comprar sem o CREA (documento de registro destes profissionais).
Agora podemos tomar algumas atitudes que podem salvar os cactos e suculentas. Valem para orquídeas e outras plantas também.
Para as cochonilhas:
Existem produtos vendidos em casas de jardinagem e produtos a base de óleo, como exemplo o óleo Neem.Aplique sobre a planta e mantenha a sombra até que o produto esteja bem seco. Faça no final da tarde ou em dias nublados, pois o sol pode literalmente queimar e cozinhar os cactos e suculentas.
Aplique o produto sobre toda a planta.
Outra medida é manter o local onde ficam bem limpo, pois um dos motivos desta praga aparecer são as formigas. As formigas criam alguns tipos de cochonilhas.
Para fungos, ácaros e bactérias:
Podemos usar uma solução de 1 para 10 de água com água sanitária. Borrife a solução sobre a planta atingida, não esquecendo de fazer longe do sol. Podemos usar também solução de fumo, solução com alho e sabão.
Preparo da solução de fumo:
Pode ser fumo de corda ou o comprado em lojas de jardinagem (este é o mais fácil de usar q vem com a dosagem pronta). Coloque em
Preparo da solução de alho:
As soluções devem ser usadas em no máximo 24 horas após o preparo.
Não é tão eficiente quanto os defensivos agrícolas mas pelo menos não é tóxico e não necessita de documentos para a compra dos materiais.
Dicas: para que o efeito se mantenha, faça o processo regularmente, mantenha as plantas infestadas separado das saudáveis além de uma boa nutrição para as plantas.
Qualquer dúvida comente e deixe seu e-mail para contato.
Suas dicas e sugestões, também serão muito bem vindas.
Obrigada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário